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Universidade Lusófona do Porto

Riscos Tecnológicos e Sociais

Apresentação

Redução dos Riscos Tecnológicos e Sociais e mitigação dos seus efeitos.

Curso

Engenharia de Proteção Civil (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP928-13651

Disciplinas complementares recomendadas

Riscos Naturais e Ordenamento do Território.

Gestão de Risco.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

- Conceitos de risco tecnológico, risco social e risco biológico;

- Tipos de riscos tecnológicos: substâncias perigosas em indústrias e armazenagens; transporte demercadorias perigosas, gasodutos e oleodutos; emergências radiológicas e ameaças NRBQ; riscos associados ao transporte (rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo) (conteúdos lecionados remotamente);

- Acidentes industriais graves;

- Tipos de risco sociais: fome, ordem pública, terrorismo, ação humana de suicídio em massa, etc.;

- Diretivas comunitárias e legislação sobre os riscos tecnológicos (conteúdos lecionados remotamente);

- Medidas preventivas;

- Métodos de modelação, avaliação e categorização de risco tecnológico em SIG.

Objetivos

- Fornecer os conceitos básicos relacionados com os riscos tecnológicos e sociais;

- Estimular os alunos na identificação e interpretação dos diferentes tipos de riscos tecnológicos esociais;

- Conhecer os programas nacionais e sua integração com os desenvolvidos a nível internacional sobreos riscos tecnológicos e sociais;

- Facultar aos alunos as ferramentas e os métodos de análise, modelação e avaliação dasconsequências de um acidente tecnológico, em SIG;

- Identificar e caracterizar os diferentes tipos de riscos tecnológicos e sociais;

- Conhecer as diretivas comunitárias e a legislação portuguesa sobre riscos tecnológicos e sociais;

- Analisar em SIG as consequências de um acidente tecnológico;

- Identificar as medidas preventivas para a mitigação do risco e reconhecer as dificuldades inerentes àsua implementação;

- Identificar áreas que potencialmente possam ser afectadas por riscos tecnológicos.

Metodologias de ensino e avaliação

Os métodos de ensino-aprendizagem serão baseados no trabalho desenvolvido em sala de aula, no estudo e na pesquisa/consulta de bibliografia pelo estudante. Durante as sessões, o docente fará a apresentação e a discussão dos conteúdos programáticos, com aplicação dos conhecimentos adquiridos a situações concretas apresentadas. Os estudantes serão envolvidos na discussão dos temas em análise e na resolução de exercícios ou problemas propostos, bem como lhes será solicitado realização de trabalho fora da sala de aula. Em determinados momentos, exigir-se-á do estudante, individualmente ou em grupo, a exposição e a defesa oral do seu trabalho. As horas de OT são dedicadas ao apoio ao estudante. 

AVALIAÇÃO: Continua, com realização de dois testes escritos (25%+25%) e de um trabalho de investigaçã interdisciplinar (P2I) (50%) envolvendo outras UC do 2.º ano. 

Em caso de confinamento imputado ao contexto de pandemia, as aulas serão lecionadas remotamente com recurso à plataforma ZOOM ou TEAMS. 

Bibliografia principal

  • ADR-Acordo Europeu relativo ao Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Estrada.
  • APA (2011) Guia para a integração da prevenção de acidentes graves na avaliação ambiental estratégica dos Planos Municipais de Ordenamento do Território.
  • ANPC (2008). Guia da Informação para a Elaboração do Plano de Emergência Externo (Diretiva SevesoII). Cadernos Técnicos Prociv, ANPC.
  • ANPC (2011). Manual de Intervenção em Emergências com Matérias Perigosas - Químicas, Biológicas e Radiológicas, ANPC.
  • Gow, H.B.F. Kay, R.W. (2005) Emergency planning for industrial hazards. Elsevier.
  • Haddow, George; Bullock, Jane, Coppola Damon P. (2013). Introduction to Emergency Management,Fifth Edition. Butterworth-Heinemann.
  • Proske, Dirk (2008). Catalogue of Risks, Natural, Technical, Social and Health Risks.

 

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Quinta-feira

18h00-19h00