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Universidade Lusófona do Porto

Risco de Incêndio e Comportamento do Fogo

Apresentação

A UC vai dotar o alunos com os conhecimentos necessários para classificar o risco de incêndio tanto em contexto urbano como rural, permitindo que entenda quais os processoa mais adequados à sua prevenção. A UC é basilar e sendo lecionada numa fase em que se começam a ministrar as matérias de segurança contra incêndio vai permitir um entendimento mais abrangente do comportamento do fogo e os desempenhos dos materias perante o mesmo.

Curso

Engenharia de Proteção Civil (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP928-11806

Disciplinas complementares recomendadas

Matemática;

Português.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

 

 

 

 

 

 

PARTE 1 ¿ COMBUSTÃO

1.1. Fenomenologia da combustão 

1.2. Transmissão de calor
1.3. Dinâmica do fogo

PARTE 2 ¿ INCÊNDIOS FLORESTAIS

2.1. O problema dos incêndios florestais

2.2. Combustíveis florestais

2.3. Comportamento do fogo
2.4. Combate e supressão dos incêndios 

2.5. Prevenção de incêndios

PARTE 3 ¿ INCÊNDIOS ESTRUTURAIS

3.1. Incêndios de compartimento

3.2. Propagação de incêndios em edifícios

3.3. Agentes extintores e mecanismos de extinção

PARTE 4 ¿ O RISCO DE INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS

4.1. Locais de risco

4.2. Utilizações-tipo e categorias de risco

4.3. Carga de incêndio

4.4. Análise do risco de incêndio em edifícios

PARTE 5 ¿ REAÇÃO AO FOGO E RESISTÊNCIA AO FOGO

5.1. Reação ao fogo. Ensaios e Normalização

5.2. Resistência ao fogo. Ensaios e Normalização

 

Objetivos

  • Conhecer os fundamentos da reação de combustão e caraterísticas dos processos de transmissão de calor, compreendendo a contribuição de cada um destes para a propagação do fogo.
  • Compreender os princípios básicos de propagação do fogo e do fumo em edifícios e ser capaz de avaliar o risco de incêndio estrutural.
  • Conhecer agentes extintores e os mecanismos de extinção associados à supressão de incêndios estruturais (urbanos e industriais).
  • Conhecer aspetos gerais ligados aos incêndios florestais, tais como principais causas, impactos negativos e vantagens do uso do fogo.
  • Perceber a contribuição para o comportamento do fogo florestal dos combustíveis florestais, meteorologia e topografia. Conhecer alguns sistemas de previsão do comportamento do fogo, reconhecendo as suas vantagens e limitações.
  • Reconhecer a importância da prevenção como parte fundamental de uma gestão eficiente do fogo e conhecer algumas abordagens possíveis para o fazer

Metodologias de ensino e avaliação

METODOLOGIA:

  • Exposição por parte do docente e discussão com os estudantes, durante as aulas, das matérias previstas, com tratamento de casos de estudo.
  • Estímulo a trabalho a realizar fora da aula pelos estudantes, em particular de pesquisa bibliográfica, com vista a consolidar e complementar os conhecimentos adquiridos.
  • Apoio tutorial do docente ao trabalho do estudante.

AVALIAÇÃO

  • Avaliação contínua (0-20 val), constituída por dois momentos de avaliação: um teste escrito (com peso 50%) e relatório, apresentação e defesa de um trabalho prático (com peso de 50%).

Práticas de inovação pedagógica: o trabalho prático referido constitui parte de um projecto de investigação interdisciplinar comum a esta e mais duas UC do mesmo ano curricular (Riscos Naturais e Ordenamento do Território e Riscos Tecnológicos e Sociais), com o objetivo de reforçar a interligação os conhecimentos respetivos e dotar o estudante de uma visão transversal e integrada de matérias afim.

Bibliografia principal

  • Coelho AL (2010) Incêndios em edifícios. Edições Orion. Alfragide. 1019 p.

  • Guerra AM, Coelho JA e Leitão RE (2006) Fenomenologia da Combustão e Extintores. Escola Nacional de Bombeiros. Sintra. 104 p.

  • Viegas DX, Ribeiro LM e Rossa CG (2011) Incêndios Florestais. Viegas DX (coord)Verlag Dashöfer. Lisboa. 272 p.

 

Horário de Atendimento

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