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Universidade Lusófona do Porto

Química

Apresentação

A UC de Química tem como principal objetivo fornecer conhecimentos de base em Química essenciais a um futuro Engenheiro de Proteção Civil bem como fornecer bases para UCs subsequentes na licenciatura em Engenharia de Proteção Civil.

Curso

Engenharia de Proteção Civil (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP928-2098

Disciplinas complementares recomendadas

Nada a assinalar

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

 

  1. MATÉRIA. Átomos e moléculas. Símbolo químico. Tabela periódica e propriedades.
  2. LIGAÇÃO QUÍMICA. Notação de Lewis. Ligação covalente. Polaridade. Eletronegatividade. Ligação iónica e metálica. Nomenclatura inorgânica.
  3. NOÇÕES ELEMENTARES DE QUÍMICA ORGÂNICA. Famílias, nomenclatura e representação estrutural. Hidrocarbonetos. Propriedades. Segurança, toxicidade e eliminação.

  4. SOLUÇÕES. Equações químicas. Estequiometria. Reações em solução aquosa. Reagentes e produtos. Grau de pureza. Reagente limitante. Composição quantitativa. Rendimento.

  5. AGENTES QUÍMICOS. Classificação. Análise de rótulos. Fichas de segurança. Símbolos de perigo. Recomendações de prudência e advertência de perigo. Escalas de toxicidade. Diretiva REACH. Segurança: manipulação, manutenção, eliminação de substâncias químicas.
  6. REACTIVIDADE QUÍMICA DAS SUBSTÂNCIAS. Considerações. Reatividade e instabilidade. Importância do pH. Atmosferas explosivas, perigosas por exc/def de oxigénio e cont. químicos.

Objetivos

Rever e aprofundar os princípios básicos indispensáveis para a compreensão racional do comportamento físico-químico da matéria;

Conhecer a estrutura, nomenclatura e propriedades físico-químicas de algumas famílias de compostos orgânicos e inorgânicos;

Conhecer tipos de reações químicas em solução aquosa;

Conhecer e compreender as informações contidas nas fichas de segurança;

Conhecer as regras de segurança associadas à manipulação substâncias químicas, bem como a simbologia associada;

Conhecer a perigosidade de uma substância no sentido de avaliar o risco químico associado;

Aplicar com autonomia e capacidade crítica o conhecimento adquirido a novas situações de Química com interesse para Engª de Proteção Civil.

Metodologias de ensino e avaliação

A estrutura das aulas é dividida em breves exposições teóricas, ou ainda, apresentação de assuntos por audiovisuais, e em problemas resolvidos e propostos. Os conteúdos e as abordagens teóricas apresentam uma forte contextualização da Química como ciência experimental e central no dia-a-dia com interligação à sua relação com a Licenciatura.

Modalidade de Avaliação Contínua: composta por 2 provas escritas (70 %), realizadas em sala de aula, com ponderações iguais, existirão ainda trabalhos propostos (30 %).

Apesar do modo de funcionamento estabelecido, o planeamento da unidade curricular previu a passagem, a todo o momento, para regime remoto a 100 % se tal vier a ser exigido no contexto da COVID. Nessas circunstâncias, manter-se-á o plano curricular e programático previstos e as aulas serão lecionada em regime síncrono. O apoio aos estudantes será também a distância em modo síncrono e/ou assíncrono. A avaliação será remota ou presencial como vier a ser determinado

 

Bibliografia principal

Chang, R. (2005). Química (5.ª Edição). McGraw-Hill, Lisboa, Portugal.

Regulamento (CE) n.º 1907/2006, relativo ao registo, avaliação, autorização e restrição dos produtos químicos (Regulamento REACH) e o Regulamento (CE) n.º 1272/2008, relativo à classificação, rotulagem e embalagem de substâncias e misturas (Regulamento CLP) (http://www.reachhelpdesk.pt/).

Burke, R. (2002). Hazardous Materials Chemistry for Emergency Responders, CRC Press LLC, Boca Raton, Florida, EUA.

Doc 1409/01/03-PT Directrizes práticas de carácter não obrigatório sobre a protecção da saúde e da segurança dos trabalhadores contra os riscos ligados à exposição a agentes químicos no trabalho.

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