Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Projeto / Estágio

Apresentação

Realização de projetos diferenciados em ambiente académico ou envolvendo instituições de acolhimento externas à ULP ou realização de trabalho de estágio em ambiente institucional externo à ULP suportado, aplicando e aprofundando, os conhecimentos adquiridos no curso. O trabalho, entendido como "de fim de curso", conclui-se na forma de Relatório Final a ser apresentado e defendido perante um júri.
NOTA: Como regra, o desenvolvimento de projetos será por estudante, com a orientação de um docente do ciclo de estudos, Mestre ou Doutor, e a supervisão da instituição de acolhimento, quando exista, de acordo com regulamento de funcionamento específico da unidade curricular.

Curso

Engenharia de Proteção Civil (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 20

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP928-10785

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável.

Estágio profissional

Sim

Conteúdos Programáticos

Realização de projetos originais no âmbito da Proteção Civil e Segurança, em ambiente académico ou envolvendo instituições de acolhimento externas à ULP, ou de trabalho de estágio em ambiente institucional externo à ULP. Como regra, o desenvolvimento de projetos será por estudante, sempre com a orientação de um docente do ciclo de estudos, Mestre ou Doutor, e a supervisão da instituição de acolhimento quando exista.

Objetivos

Pretende-se que o estudante aprofunde algumas das áreas relacionadas com Engenharia de Proteção Civil e Segurança, aplicando os conhecimentos adquiridos no curso, e se torne autónomo, crítico e criativo no desenvolvimento de um trabalho técnico-científico original, bem como demonstre a capacidade para o executar, apresentar e defender. É igualmente objetivo desta unidade curricular aproximar os estudantes ao mercado de trabalho.

É também objetivo treinar a iniciativa, capacidade de decisão e o trabalho individual em contexto real. Aprofundam-se competências para análise de situações novas, recolha de informação pertinente, seleção de metodologias de abordagem e de instrumentos de resolução de problemas concretos, resolução desses mesmos problemas, exercício de síntese e conclusões.

Metodologias de ensino e avaliação

METODOLOGIA: Visa incentivar a iniciativa do estudante no processo da sua própria formação, testando conhecimentos, autonomia, capacidade crítica e criatividade. A unidade curricular funciona com um conjunto de professores orientadores do ciclo de estudos (doutorados e mestres) e pode incluir supervisores ou co-orientadores no caso de trabalhos desenvolvidos com o apoio de entidades externas de acolhimento. O ensino-aprendizagem será sustentado pelo trabalho de investigação ou desenvolvimento realizado pelo próprio do estudante e na orientação prestada pelo Orientador e Supervisor respetivos. A cada estudante é atribuído um trabalho específico que será concretizado num relatório final, monografia ou outro.
AVALIAÇÃO: A avaliação terá como base um Relatório Final, sua apresentação e defesa em provas públicas perante um júri constituído para o efeito, nos termos do Regulamento de Funcionamento da Unidade Curricular Projeto/Estágio.

Bibliografia principal

Atendendo a que a unidade curricular assenta na realização de trabalhos diversificados pelos estudantes, cada um sob orientação de um professor, a bibliografia e outros elementos de estudo e consulta ficam dependentes do tipo e do âmbito de cada um desses mesmos trabalhos.

 

Because the course unit is based on works of a different nature and essence, each under the guidance of a teacher, the bibliography and other elements of study and consultation are dependent on the type and scope of each of these works.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala