Planeamento e Proteção Florestal
Apresentação
Transmissão de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre a floresta portuguesa e o impacto do fogo nos seus ecossistemas. Técnicas e instrumentos para planeamento, gestão e proteção florestal contra incêndios, numa lógica de prevenção e de combate, e de optimização de recursos que faculte ao estudante os instrumentos necessários à progressão nos seus estudos no âmbito do curso e para além dele, bem como componentes de saber essenciais ao exercício da profissão de Engenheiro de Proteção Civil, seja em contexto operacional, organizacional, de planeamento e de gestão.
Curso
Engenharia de Proteção Civil (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULP928-11815
Disciplinas complementares recomendadas
Sistemas de informação geográfica; Comportamento do fogo florestal; Legislação aplicável à proteção civil;
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Parte I -A Floresta Portuguesa. Parte II - Impacto do fogo. Parte III - Organização da defesa da floresta contra incêndios (DFCI) em Portugal Parte IV - Planeamento de prevenção contra incêndios - Conceitos e possibilidades Parte V - Supressão de incêndios florestais
Objetivos
Conhecimento sobre a importância dos recursos florestais e sua suscetibilidade ao fogo em Portugal. Consequências ambientais, sociais e económicas dos incêndios florestais. Conhecimentos sobre o papel do fogo nos ecossistemas. Capacidade para a compreensão e desenvolvimento de processos e técnicas de prevenção. Capacidade de compreensão dos fenómenos relacionados com a intensidade do fogo e as perspectivas da sua gestão. Conhecimento dos instrumentos jurídicos de planeamento, ordenamento e gestão florestal e da legislação relacionada com a prevenção, vigilância e combate. Conhecimento sobre organização, procedimentos e responsabilidade da prevenção, fiscalização, deteção e combate a incêndios em Portugal. Capacidade e competências para planear intervenções de prevenção estrutural e organizar ações de vigilância e primeira intervenção. Conhecimento, capacidade e competências para a análise de incêndios, organização e planeamento de técnicas e táticas de combate.
Metodologias de ensino e avaliação
Os métodos de ensino e aprendizagem serão baseados no trabalho desenvolvido nas aulas, bem como no trabalho do estudante. Durante as sessões teórico-práticas, o docente fará a apresentação e discussão dos conteúdos programáticos, com aplicação dos conhecimentos adquiridos a situações concretas. Os estudantes serão envolvidos na discussão dos temas em análise, na resolução de exercícios ou problemas propostos. Sempre que a falta de conhecimentos de base dos estudantes o justifique, serão feitas revisões de matérias de base para garantir uma aprendizagem contínua e sustentada. AVALIAÇÃO De acordo com o regulamento de avaliação de conhecimento e competências da ULP:
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Adelino Jorge Eiras Pereira - -