Planeamento de Emergência
Apresentação
Esta unidade curricular visa a aprendizagem relativa à elaboração de planos de emergência internos e de planos de emergencia de proteção civil, tão importantes no âmbito da prevenção e planeamento em Proteção Civil. Deste modo, pretende-se com esta UC o reforço das capacidades de organização e planoficação do trabalho, da análise crítica dos problemas colocados e da adaptabilidade a novas situações. Será elaborado um Projeto de Investigação Interdisciplinar (P2I) em conjunto com a UC de Auditoria e Peritagem e Gestão de Crises e Logística.
Curso
Engenharia de Proteção Civil (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULP928-6502
Disciplinas complementares recomendadas
A unidade curricular necessita como base o Português e Sistemas de Informação Geográfica.
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao planeamento de emergência.
2. Medidas de autoproteção.
3. Planos de emergência internos e externos.
4. Planos de emergência de proteção civil:
4.1. Processo de Planeamento de Emergência (conteúdo de ensino à distância)
4.2. Fases do Planeamento de Emergência (conteúdo de ensino à distância)
4.3. Agentes de Proteção Civil no Planeamento de Emergência (conteúdo de ensino à distância)
4.4. Documentos estratégicos no Planeamento de Emergência / Planos de Emergência
4.5. Enquadramento normativo dos planos de emergência (conteúdo de ensino à distância)
4.6. Planos de emergência de proteção civil / exemplos
5. Planos prévios de intervenção e planos de operações.
6. Planos de coordenação de eventos.
7. Planeamento de Emergência: Gestão de meios e recursos.
Objetivos
Dotar os estudantes com conhecimentos que os habilitem a elaborar planos de emergência internos e a elaborar planos de emergência de proteção civil. As competências são:
Metodologias de ensino e avaliação
A Metodologia de ensino consiste numa exposição feita aos alunos, com recurso a documentos em PowerPoint (fornecidos) e na resolução de exercícios práticos para consolidação de todos os conteúdos lecionados. Das 15 sessões previstas, 9 serão presenciais e as restantes através de plataforma online. Para além do trabalho em sala, será estimulado o trabalho de casa assegurande-se apoio tutorial. Como aspeto de inovação pedagógica visando a integração dos conhecimentos da UC com de outras do 3.º ano, os estudantes participarão num projeto de investigação interdisciplinar (P2I) que é comum o mais duas UC. AVALIAÇÃO: Contínua, composta por uma prova teórica (50%) realizada no período letivo e pelo trabalho P2I (50%). A UC foi planeada para ensino presencial ou remoto, podendo passar do primeiro ao segundo sem limitações.
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala