Métodos Estatísticos
Apresentação
Esta cadeira visa fornecer as bases matemáticas na área das Probabilidades e Estatística para os cursos de Engenharia na ULP. No final da unidade curricular, o estudante deve:
Curso
Engenharia de Proteção Civil (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULP928-5699
Disciplinas complementares recomendadas
n.a.
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
Objetivos
Pretende-se que o estudante interiorize a natureza aleatória de fenómenos e a necessidade de tratar dados e resultados tendo em conta este aspeto. Assim, o objetivo é dotar o estudante de conceitos gerais e da capacidade de tratar estatisticamente diversos conjuntos de dados, conseguindo extrair conclusões. Concomitantemente, também deverá associar probabilidades a alguns acontecimentos do dia-a-dia e ainda aprenda a aplicar algumas distribuições teóricas em várias situações e ainda dominar algumas ferramentas da inferência estatística. O Aluno será motivado a usar o Excel para atingir vários dos objetivos anteriores.
Metodologias de ensino e avaliação
É dada ênfase à resolução de problemas, sempre que possível remetidos para as práticas da profissão. Sempre que aplicável, quer as exposições, quer a resolução de exercícios, decorrem com o auxílio do Excel. Modalidade de Avaliação Contínua É composta por duas provas escritas, realizadas em sala de aula, com ponderações semelhantes, consistindo quer em conceitos teóricos, quer na resolução de exercícios. As provas serão realizadas com acesso a computador. A primeira prova será realizada em período letivo, em data a indicar pelos Professores. A realização da segunda prova é agendada para o dia e horário que vierem a ser designados pela Direção do Curso durante as duas semanas que seguem à conclusão do período letivo/de aulas, de acordo com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da ULP. No caso de não aprovação, o estudante pode realizar Exame de Recurso com peso 100%.
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala André Madureira A combinar A designar Angelina Santos A combinar A designar