Introdução ao Pensamento Contemporâneo
Apresentação
Esta UC da área das Ciências Sociais pretende dotar o estudante de conhecimentos histórico filosóficos de forma a que este possa desenvolver uma atitude crítica relativamente aos modelos teóricos de compreensão da realidade social
Curso
Engenharia de Proteção Civil (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULP928-117
Disciplinas complementares recomendadas
Não aplicável.
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1-A Génese do Pensamento contemporâneo 2. Pensamento político moderno .Maquiavel e o Príncipe; Hobbes e o Leviathan 3. Grandes pensadores da viragem do Antigo Regime para o mundo Contemporâneo: Os exemplos de Locke e Rousseau; 4. Revolução Industrial, socialismo utópico e socialismo científico; 5. De Adam Smith a Milton Friedman. As mudanças do pensamento económico 6. A Globalização: a revolução da sociedade da Informação e o cosmopolitismo . Conteúdos ensino a distância Devido às restrições de atividades presenciais decorrentes da Pandemia devido à COVID-19 cerca de 40% dos conteúdos programáticos serão lecionados à distância com recurso a plataformas apropriadas.
Objetivos
Adquirir conhecimentos históricos e desenvolver a atitude crítica relativamente aos modelos teóricos de compreensão da realidade social; Adquirir conhecimentos de caráter interdisciplinar que permitam aos estudantes obter instrumentos para uma melhor compreensão da sociedade atual; Incutir nos estudantes práticas de investigação sobre pensadores contemporâneos, de forma a construírem progressivamente uma bagagem cultural adequada aos desafios desta UC e de uma aprendizagem ao longo da vida; Identificar as teorias que explicam o mundo atual; Apreender a tomar decisões em enquadramento social e político; Compreender o contexto de desenvolvimento do pensamento contemporâneo; Desenvolver um trabalho prático e colaborativo, com recurso a uma investigação orientada, análise e síntese de artigos científicos.
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC privilegiar-se-á um modelo teórico-prático, integrando momentos de apresentação estruturada de conteúdos interpelada pelo questionamento e debate em torno das ideias e dos conceitos apresentados.Trabalho colaborativo em torno de textos sobre grandes pensadores, com a participação ativa e crítica dos estudantes.Elaboração/apresentação de trabalhos de pesquisa bibliográfica relacionados com os temas da UC realizados individualmente ou em grupo. A classificação final resulta: 2 testes escritos (30%+30%), e 1 trabalho de grupo (20% pelo trabalho + 20% na apresentação e discussão) Na avaliação contínua, os estudantes deverão obter uma classificação mínima de 9.5 valores nas componentes teórica (2 testes escritos) e prática (trabalho indivudual/ grupo) para aprovação à UC. Os estudantes que não tiverem aproveitamento terão acesso ao exame final escrito (100%) A UC foi planeada para ensino presencial ou remoto, podendo passar do primeiro ao segundo sem limitações.
Bibliografia principal
Amaral, D. F. (2012). História do Pensamento Político Ocidental. Coimbra: Almedina. Foucault, M. (2005). A Arqueologia do Saber. Coimbra: Almedina Fukuyama, F. (1992). O Fim da História. Lisboa: Circulo dos Leitores. Giddens, A. (2009). Sociologia. Lisboa: F. C. Gulbenkian. Kilcullen, J (ed.) Medieval Political Philosophy, The Stanford Encyclopedia of Philosophy, Edward N. Zalta (ed.). Neves, F. (2007). Introdução ao Pensamento Contemporâneo. Lisboa: Edições Lusófonas Prélot, Marcel e Georges Lescuyer (2001). Histoire da Idées Politiques, (14ª ed.) Paris: Dalloz. Vignaux, P. (1994). A Filosofia na Idade Média Lisboa: Presença.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Alcina Manuela de Oliveira Martins segundas feiras das 17h45m às18h45m gabinete da biblioteca