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Universidade Lusófona do Porto

Introdução ao Pensamento Contemporâneo

Apresentação

Esta UC  da área das Ciências Sociais pretende dotar o estudante de  conhecimentos histórico filosóficos  de forma a que este possa  desenvolver uma atitude crítica relativamente aos modelos teóricos de compreensão da realidade social

Curso

Engenharia de Proteção Civil (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP928-117

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1-A Génese do Pensamento contemporâneo

2. Pensamento político moderno .Maquiavel e o Príncipe; Hobbes e o Leviathan

3. Grandes pensadores da viragem do Antigo Regime para o mundo Contemporâneo: Os exemplos de Locke e  Rousseau;

4. Revolução Industrial, socialismo utópico e socialismo científico;

5. De Adam Smith a Milton Friedman. As mudanças do pensamento económico

6. A Globalização: a revolução da sociedade da Informação e o cosmopolitismo .

Conteúdos ensino a distância

Devido às restrições de atividades presenciais decorrentes da Pandemia devido à COVID-19 cerca de 40% dos conteúdos programáticos serão lecionados à distância com recurso a plataformas apropriadas.

Objetivos

Adquirir conhecimentos históricos e desenvolver a atitude crítica relativamente aos modelos teóricos de compreensão da realidade social;

Adquirir  conhecimentos de caráter interdisciplinar que permitam aos estudantes obter instrumentos para uma melhor compreensão da sociedade atual;

Incutir nos estudantes práticas de investigação sobre pensadores contemporâneos, de forma a construírem progressivamente uma bagagem cultural adequada aos desafios desta UC e de uma aprendizagem ao longo da vida;

Identificar as teorias que explicam o mundo atual;

Apreender a tomar decisões em enquadramento social e político;

 Compreender o contexto de desenvolvimento do pensamento contemporâneo;

Desenvolver  um trabalho prático e colaborativo, com recurso a uma investigação orientada, análise e síntese de artigos científicos.

Metodologias de ensino e avaliação

Nesta UC privilegiar-se-á um modelo teórico-prático, integrando momentos de apresentação estruturada de conteúdos interpelada pelo questionamento e debate em torno das ideias e dos conceitos apresentados.Trabalho colaborativo em torno de textos sobre grandes pensadores, com a participação ativa e crítica dos estudantes.Elaboração/apresentação de trabalhos de pesquisa bibliográfica relacionados com os temas da UC realizados individualmente ou em grupo.

A classificação final resulta: 2 testes escritos (30%+30%), e 1 trabalho de grupo (20% pelo trabalho + 20% na apresentação e discussão)

Na avaliação contínua, os estudantes deverão obter uma classificação mínima de 9.5 valores nas componentes teórica (2 testes escritos) e prática (trabalho indivudual/ grupo) para aprovação à UC. Os estudantes que não tiverem aproveitamento terão acesso ao exame final escrito (100%)

A UC foi planeada para ensino presencial ou remoto, podendo passar do primeiro ao segundo sem limitações.

Bibliografia principal

Amaral, D. F. (2012). História do Pensamento Político Ocidental. Coimbra: Almedina.

Foucault, M.  (2005). A Arqueologia do Saber. Coimbra: Almedina

 Fukuyama, F. (1992). O Fim da História. Lisboa: Circulo dos Leitores.

Giddens, A. (2009). Sociologia. Lisboa: F. C. Gulbenkian.

Kilcullen, J (ed.)  Medieval Political Philosophy, The Stanford Encyclopedia of Philosophy, Edward N. Zalta (ed.).

Neves, F. (2007). Introdução ao Pensamento Contemporâneo. Lisboa: Edições Lusófonas

 Prélot, Marcel e Georges Lescuyer (2001). Histoire da Idées Politiques, (14ª ed.) Paris: Dalloz.

Vignaux, P. (1994). A Filosofia na Idade Média  Lisboa:  Presença.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Alcina Manuela de Oliveira Martins

 

segundas feiras das 17h45m às18h45m

gabinete da biblioteca