Gestão de Risco
Apresentação
Cartografia de Risco. Redução dos riscos e mitigação dos seus efeitos.
Curso
Engenharia de Proteção Civil (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULP928-11809
Disciplinas complementares recomendadas
Geografia e Cartografia. Riscos Naturais e Ordenamento do Território. Riscos Tecnológicos e Sociais.
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Avaliação de riscos. 2. Cartografia de risco: importância e abrangência no contexto da proteção civil. i. Riscos nos programas e instrumentos de gestão territorial. ii. Cartas específicas para a cartografia de risco municipal. 3. Introdução aos SIG para a análise de riscos. Pré-processamento de informação e cálculo de variáveis espaciais. 4. Caso de estudo: Risco de incêndio florestal. i. Análise de modelos de avaliação do risco de incêndio. ii. Implementação da metodologia para a elaboração de cartografia de risco apresentada no Guia técnico para a elaboração dos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). iii. Cartas de visibilidade, densidade de ignições, cartas de suscetibilidade, probabilidade e perigosidade. Utilização do model builder para otimização de procedimentos. 5. Modelação de riscos tecnológicos e análise de metodologias. 6. Caso de estudo.
Objetivos
Considerando que os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são instrumentos fundamentais no apoio ao processo de decisão na área dos riscos, pretende-se explorar as suas potencialidades fornecendo aos alunos conhecimentos que lhes permitam: - Compreender os riscos no contexto das políticas públicas; - Identificar as grandes orientações internacionais e nacionais no quadro dos instrumentos de gestão de riscos; - Conceptualizar os problemas e implementar soluções em ambiente SIG; - Selecionar diferentes tipos de informação geográfica e inseri-la em ambiente SIG, adaptando-a aos diferentes processos de análise espacial; - Relacionar variáveis espaciais, obter informação derivada e analisar resultados; - Integrar informação geográfica relativa a fatores condicionantes com vista à avaliação da suscetibilidade à ocorrência de fenómenos perigosos; - Validar resultados recorrendo a bases de dados consistentes.
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas serão teórico-práticas, integrando uma parte expositiva e o desenvolvimento de exercícios de aplicação realizados com base no software QGIS. A avaliação será Contínua, composta por 3 elementos de avaliação: 1º teste (20%), 2º teste (40%), trabalho prático (40%).
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala