Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Gestão de Recursos Humanos

Apresentação

Pretende-se, com esta unidade curricular, fornecer aos estudantes as dimensões administrativa e estratégica da Gestão de Recursos Humanos. Tentar-se-á desenvolver competências meta-reflexivas e técnicas de gestão de pessoal na prossecução de um desempenho eficaz ao nível dos recursos humanos da organização. Procura-se apresentar e analisar com os estudantes as principais componentes das tarefas de Gestão de Recursos Humanos, evidenciando os efeitos sistémicos que esta área pode ter na orientação eficiente das organizações em geral.

 

Curso

Engenharia de Proteção Civil (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP928-523

Disciplinas complementares recomendadas

Nada a assinalar.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. A Gestão dos Recursos Humanos: enquadramento histórico-conceptual

1.1. Da Gestão de Pessoal à Gestão de Pessoas (Hard e Soft Skills): síntese integradora entre orientação para os resultados e para as pessoas

2. Gestão de Recursos Humanos e a perspetiva económica: mercados (de Emprego e de GRH) e planeamento (antecâmara para a compreensão do Processo de Recrutamento e Selecção)

3. Gestão de Recursos Humanos e contrato psicológico

4. Gestão de recursos Humanos, justiça organizacional e poder

5. Análise de funções transversais dos Recursos Humanos

5.1. Avaliação do desempenho (vertente técnica e emocional): Conceito, fases, técnicas, intervenientes e problemas

5.2. Gestão de Competências e Gestão de Carreiras: duas faces da mesma moeda? Conceito, fases, técnicas, intervenientes e problemas

 

Funcionamento:  sendo uma uc do segundo semestre ainda não há previsão quanto ao modo de funcionamento das aulas. Idealmente será presencial com possibilidade de poder haver modo remoto se se justificar

Objetivos

Retratar a origem histórica da função de RH e enquadrá-la no âmbito organizacional. Definir a GRH e destacar os seus principais objetivos/desafios.

Descrever as várias atividades/funções/responsabilidades que podem estar relacionadas com a função de RH.

Analisar, de forma sistémica, as implicações do(in)cumprimento do Contrato Psicológico para a GRH, por forma a planear melhor os activos em função da leitura dos mercados.

Compreender a influência dos vários tipos de justiça e as diferentes fontes de poder na GRH.

Compreender e descrever as principais etapas de um plano de avaliação de funções no âmbito dos RH.

Planear a justificar as principais fases da avaliação de desempenho. Distinguir entre seleção e recrutamento e identificar as principais etapas de ambos os processos.

Aprofundar os conceitos de Gestão de Competências e Gestão de Carreiras.

Metodologias de ensino e avaliação

Aliar-se-á o método expositivo à promoção do diálogo com os estudantes, estimulando o desenvolvimento do respectivo espírito crítico, materializado em brainstormings.

Trabalho de Investigação e Discussão do mesmo (40% + 20%) - para fomentar o desenvolvimento de espírito(s) crítico(s) e analítico(s) alicerçados na operacionalização de técnicas de GRH. São trabalhos metodológicos de inspiração científica (desde a formulação de hipóteses ao teste empírico das mesmas, com uma base de sustentação teórica - revisão crítica da literatura - e uma aplicação prática).

Exercicio de Reflexão - Haverá lugar à Resolução de um exercício de reflexão (20%)  - visa exponenciar um estilo de pensamento mais dedutivo. 

Participação activa em sala (20%) - Impulsiona-se a este nível a utilização de diferentes instrumentos dedutivos e indutivos, fenomenológicos ou positivistas, mais exploratórios ou probabilísticos.

Prática inovadora: análise de textos em sala de aula.

 

Bibliografia principal

Câmara, P. B., Guerra, P. B. & Rodrigues, J. V. (2010), Novo Humanator - Recursos Humanos & Sucesso Empresarial (2ª ed.). Lisboa: Dom Quixote.

Neves, A. L. & Costa, R. F. (2012), Gestão de Recursos Humanos de A a Z, Lisboa: RH.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala