Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Geologia e Geomorfologia

Apresentação

Introdução de conceitos essenciais no contexto da geologia e geomorfologia.

Curso

Engenharia de Proteção Civil (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP928-13649

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Geologia.
2. A Terra dinâmica.
3. A matéria mineral.
4. As rochas.
5. Alteração de maciços rochosos.
6. Os solos.
7. Reconhecimento e prospeção geológica.
8. Água superficial e subterrânea.
9. Processos geomorfológicos.

Objetivos

Estudo das principais propriedades das rochas e das características geológicas dos maciços visando a resolução de problemas de engenharia e do meio ambiente decorrentes da interação com atividades humanas.

Previsão de acidentes geológicos com vista à sua prevenção ou mitigação.

Introdução de conceitos fundamentais, métodos e práticas de geologia e conhecimento de processos geomorfológicos que permita a aquisição das seguintes competências: compreender a origem, a constituição genérica e a dinâmica de evolução da Terra.

Conhecer, saber caracterizar e identificar os principais tipos de minerais e rochas, incluindo os processos da sua formação e da alteração dos maciços rochosos.

Conhecer e saber definir os parâmetros caracterizadores dos solos, bem como os processos de reconhecimento e prospeção geológica e geotécnica.

Entender a dinâmica da água superficial e subterrânea.

Interpretar e compreender os processos geomorfológicos que atuam na terra e que estão ligados a fatores de risco natural.

Metodologias de ensino e avaliação

METODOLOGIA: Os métodos de ensino-aprendizagem serão baseados no trabalho desenvolvido nas aulas, no estudo e na pesquisa/consulta de bibliografia pelo estudante. Durante as aulas, o docente fará a apresentação e discussão dos conteúdos programáticos, com aplicação dos conhecimentos adquiridos a situações concretas e a exemplos de casos práticos reais. Os estudantes terão oportunidade de aplicar os temas em análise através da resolução de problemas propostos.
AVALIAÇÃO: Avaliação contínua: serão realizados dois testes; adicionalmente, os estudantes poderão escolher entre i) um trabalho prático e ii) uma prova prática envolvendo a identificação de rochas e minerais. A ponderação dos três elementos de avaliação será: 1º teste (45%), 2º teste (45%), trabalho prático / prova prática (10%). Exame de recurso: prova escrita (100%).

Bibliografia principal

  • Cockell, C. (2008). An introduction to the Earth-Life System, 2th Edition. The Open University and Cambridge Univ. Press, Cambridge, United Kingdom, 319 p.
  • Costa, J. B. (2014). Estudo e classificação das rochas por exame macroscópico. 13ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 196 p.
  • Deer, W.A.; Howie, R.A.; Zusman, J. (2014). Minerais constituintes das rochas - uma introdução. 5ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 727 p.
  • Grotzinger, J.; Jordan, T. H. (2014). Understanding Earth. 7th Edition. W. H. Freeman and Company, New York, 650 p.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Nuno Correia dos Santos

Sexta-feira, das 21.00 às 22.00

Gabinete do professor