Ética e Deontologia Profissional
Apresentação
Abordar de forma breve o conceito filosófico de ética e a sua evolução histórica. Estudar mais em concreto o código deontológico dos engenheiros e as classes de deveres deontológicos. Realçar o papel dos engenheiros na sociedade contemporânea, destacando a importância dos aspetos éticos num sistema social evolutivo e de grande complexidade.
Curso
Engenharia de Proteção Civil (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULP928-7310
Disciplinas complementares recomendadas
Direito da Proteção Civil
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
O conceito de ética e as suas diferentes conceções Breve história da filosofia moral; A organização jurídico-política da sociedade e do estado português;
Objetivos
Compreender a relação entre ética e direito, enquanto ordens normativas, e destas com a sociabilidade, enquanto característica inerente à condição humana. Compreender genericamente a estrutura de organização política da sociedade portuguesa e o papel do estado na defesa do interesse público subjacente ao exercício de profissões com maiores exigências deontológicas. Proporcionar a abordagem de problemas comuns da vida operacional de um engenheiro, associando-os às questões éticas que se lhes sobrepõem.
Metodologias de ensino e avaliação
O ensino será suportado por sessões presenciais de natureza teórico-prática, dedicadas à exposição de matérias. A avaliação será contínua, nos termos do Regulamento de Avaliação atualmente vigente na Universidade Lusófona do Porto, com uma componente que tem em conta a assiduidade e participação nas aulas e dois momentos de avaliação que correspondem à realização de duas frequências. A 1ª Frequência será numa das aulas do meio do semestre e incidirá sobre a matéria dada até à aula anterior. A 2ª Frequência será no último dia de aulas e incidirá sobre toda a matéria dada na cadeira, desde o início das aulas. Ambas as frequências têm a duração máxima de 2 horas, sendo permitida a consulta de apontamentos, bibliografia e legislação e serão classificadas com uma nota de 0 a 20 (F1 e F2), sendo a não comparência ou desistência classificada com 0. A Nota Final será calculada pela seguinte fórmula: NF = 0,3 x F1 + 0,7 x F2.
Bibliografia principal
ANTÓNIO ARNAUT, Ética e Direito, Livraria Mateus, Coimbra, 1999. ANTÓNIO BARRETO ARCHER, Lições de Ética e Deontologia para Engenheiros, Universidade Lusófona do Porto. DIOGO FREITAS DO AMARAL, Curso de Direito Administrativo ¿ Volume 1, 2ª edição, Livraria Almedina, 1997. DIOGO FREITAS DO AMARAL, História do Pensamento Político Ocidental,1ª edição, Livraria Almedina, 2012. JOSÉ MANUEL DOS SANTOS, Introdução à Ética, 1ª edição, Edições Documenta, 2012. JOSÉ RAMÓN AYLLÓN, Antropología Filosófica, Editora Ariel, Barcelona, 2011.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala António Barreto Archer Terça-feira, das 18h00 às 19h00 Professores