Direito da Proteção Civil
Apresentação
Aquisição de conhecimentos relativos ao Direito Constitucional e ao Direito Europeu e sua projeção no domínio da Proteção Civil, bem como relativos à organização política do Estado, ao processo legislativo, à hierarquia das leis, à interpretação e aplicação da Lei de Bases de Proteção Civil e legislação complementar e do regime jurídico da responsabilidade civil extracontratual do Estado e Pessoas Coletivas de Direito Público, num ambiente de pré-compreensão do atual contexto dos novos riscos e ameaças globais na sociedade contemporânea.
Curso
Engenharia de Proteção Civil (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULP928-11805
Disciplinas complementares recomendadas
UC - Sistemas de Proteção Civil
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
4.1. Desconcentração e descentralização
Objetivos
Os discentes ficam habilitados a interpretar a legislação relativa à Lei de Bases de Proteção civil e legislação complementar, enquanto sistema normativo, nomeadamente a sua estrutura e princípios fundamentais, o seu enquadramento no âmbito nos princípios fundamentais da Constituição da República Portuguesa (CRP) e do Direito Europeu. Os discentes ficam igualmente habilitados a dominar as várias etapas do processo legislativo, bem como a interpretar os fundamentos da responsabilidade civil extracontratual do Estado e Pessoas Coletivas de Direito Público.
Metodologias de ensino e avaliação
O método de ensino é baseado na apresentação e discussão dos conteúdos programáticos da disciplina, privilegiando-se a vertente prática através da análise de situações concretas. Exige-se aos discentes a pesquisa, análise crítica e estudo de casos práticos, através da apresentação de trabalhos que serão apresentados em grupo ou individualmente, bem como a resolução de problemas propostos. AVALIAÇÃO: Contínua. As competências dos discentes serão avaliadas em dois momentos, de igual ponderação na avaliação final (45%+45%), consistindo em dois testes escritos, a que acresce a avaliação referente à participação no processo de aprendizagem (10%). Em caso de reprovação o estudante pode recorrer a exame final escrito de recurso, com peso 100%.
Bibliografia principal
AMARO, António Duarte, ¿Segurança Comunitária e Proteção Civil¿, 2020, Territorium, 27 (I), pp. 5-16, e-ISSN: 1647-7723 AMARO, António, ¿Segurança Humana e Proteção Civil na Sociedade de Risco: A crise do modelo estatocêntrico na(s) segurança(s)¿, 2008, Territorium, 15, pp. 83-94, e-ISSN: 1647-7723 CADILHA, Carlos, O novo regime de responsabilidade civil do Estado e demais entidades públicas pelo exercício da função administrativa, (https://www.csm.org.pt/ficheiros/eventos/encontroscsm/06eacsm/6encontrocsm_carloscadilha2.pdf) Miranda, Jorge / Medeiros, Rui, Constituição Portuguesa Anotada, Tomo II, 2006, pp.247-278, ISBN 972-32-1373-7
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Isabel Oneto 18h00-19h00 segundas-feiras