Apresentação do Curso
A licenciatura em Engenharia de Proteção Civil distingue-se como projeto inovador no ensino superior de engenharia em Portugal, concretizando um plano de estudos que beneficiou de uma observação prolongada da Proteção Civil e dos seus Agentes, bem como de uma análise extensiva das necessidades de um setor de atividade cada vez mais pujante que beneficia de grande interdisciplinaridade e abrangência de conhecimentos.
Suportado numa equipa docente altamente qualificada, com professores de carreira ao lado de professores com experiência de terreno amplamente comprovada, a licenciatura em Engenharia de Proteção Civil privilegia uma aliança entre o conhecimento fundamental e a prática do "saber fazer", favorecendo a empregabilidade imediata, o sucesso e a eficácia profissional dos diplomados.
A licenciatura em Engenharia de Proteção Civil tem uma orientação profissionalizante, dotando os diplomados de um amplo leque de competências, incluindo o uso de tecnologias avançadas de caraterização e gestão do risco e o conhecimento aprofundado de planeamento, projeto, direção, gestão e auditoria e peritagem de sistemas e processos de Proteção Civil e Segurança.
Razões para frequentar este curso
- Licenciatura ÚNICA no Ensino Universitário.
- Plano de estudos INOVADOR com forte vocação PROFISSIONALIZANTE
- CORPO DOCENTE técnica e cientificamente preparado e motivado, maioritariamente com grau de doutor.
- Organização de Conferências, Colóquios, Debates - com a participação de figuras de relevo nacional e internacional na área de estudos.
- ENSINO ORIENTADO para o estudante - horário LABORAL e PÓS-LABORAL.
- Curso habilita à INSCRIÇÃO na Ordem dos Engenheiros e na Ordem dos Engenheiros Técnicos, onde se encontra registado.
Despacho do curso
Despacho n.º 13770/2010, de 27 de agosto, alterado pelo Despacho n.º 10582/2012, de 06 de agosto
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data de publicação da decisão
04/08/2011
Registo
R/A-Cr 203/2011
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado |6 Semestres |180 ECTS
Direção do Curso
Prof. Doutor Artur Fernandes Costa
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:
07 Física e Química
16 Matemática
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluido um total de 180 ECTS
Objetivos
A Licenciatura em Engenharia de Proteção Civil pretende formar especialistas com um referencial de conhecimentos sólido, uma visão sistémica e uma atitude empreendedora e pró-ativa que os habilite como líderes e motores de mudança no quadro organizacional e institucional vigentes.
Como proposta universitária de alto nível aberta a todos os níveis etários, ele desafia os jovens em idade escolar para abraçarem uma atividade menos convencional mas também desafiante e em franco desenvolvimento, ao mesmo tempo que oferece uma nova oportunidade de qualificação académica e de valorização profissional aos atuais colaboradores dos Agentes de Proteção Civil, empresas de Segurança e de todas as organizações do Terceiro Setor, respondendo às exigências de especialização e requalificação crescente de ativos, preparando-os melhor para os desafios de uma atividade muito complexa, onde o fator humano é de importância vital.
Destinatários
Estudantes que concluíram o 12º ano de escolaridade e estão interessados em continuar os seus estudos na universidade e na área de Proteção Civil e Segurança
Profissionais que reúnem as condições para ingresso no ensino superior e que pretendem adquirir ou aprofundar conhecimentos e competências na área;
Estudantes que escolheram fazer cursos de nível 4 ou 5 e pretendem continuar os seus estudos nesta licenciatura.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
1. Formação geral em áreas de base de Engenharia e visão sistémica e empreendedora sobre a área de formação do curso.
2. Conhecimento aprofundado sobre o Sistema Nacional de Proteção Civil e seus Agentes que permita uma visão integrada dos princípios, competências, atuação e tecnologias da área.
3. Idem, da problemática do risco, natureza e metodologias para sua avaliação, e do histórico de acidentes mais emblemáticos de proteção civil em espaço nacional e internacional.
4. Conhecimento especializado para a prática de diferentes atos de Engenharia de Proteção Civil, nomeadamente realização de estudos, projetos e planos de emergência e de segurança, incluindo SCIE, e fiscalizações, auditorias e peritagens de segurança.
5. Capacidade de liderança e de planeamento e gestão de crises ou emergência.
6. Capacidade de autoaprendizagem, comunicação e aplicação dos conhecimentos adquiridos, de avaliação e de tomada de decisões em problemas variados na área de formação com a correspondente fundamentação sob os aspetos científicos, sociais e éticos relevantes.
Equipamentos e Instalações
Todas as infraestruturas da Universidade Lusófona do Porto, incluindo laboratórios especializados e apetrechados para diferentes áreas científicas.
A Instituição disponibiliza uma variedade de recursos de apoio às aprendizagens, desde recursos físicos (salas de aula com equipamento multimédia, biblioteca, recursos TIC, equipamentos pedagógicos e científicos bem como com necessidades específicas de estudantes portadores de deficiência) a apoio de tutoria, supervisão e aconselhamento.
No âmbito das salas de aula, dos laboratórios e dos auditórios são disponibilizados equipamentos multimédia e recursos ao nível das TIC, incluindo videoprojectores, computadores, equipamentos de áudio e vídeo e sistema de streaming necessário para fazer face às necessidades das diversas áreas de ensino, e facilitadoras de boas práticas pedagógicas.
Estudos Futuros
O ciclo de estudos assegura uma preparação adequada, ao aluno interessado, para continuar a sua formação académica através de estudos pós-graduados, nomeadamente:
¿ Mestrado em Proteção Civil da Universidade Lusófona do Porto e outros cursos de segundo ciclo em áreas diferentes da Engenharia, da Proteção Civil, da Segurança, da Geografia, Riscos, etc.
¿ Outra formação pós-graduada, incluindo estudos de doutoramento nas mesmas áreas, especialmente.
Saídas Profissionais
Os diplomados ficam dotados de um referencial de conhecimentos sólido, uma visão sistémica e uma atitude empreendedora e pró-ativa que os habilita como como líderes e motores de mudança, nomeadamente em:
¿ Todos os Agentes de Proteção Civil.
¿ Entidades com especial dever de cooperação no âmbito do Sistema Nacional de Proteção Civil.
¿ Autarquias / Serviços de Proteção Civil e todos os organismos centrais e desconcentrados do Estado.
¿ Departamentos de Segurança de Empresas que deles disponham por força de Lei.
¿ Empresas que atuem nas áreas da Proteção Civil e Segurança.
¿ Profissão liberal e todas as organizações do Terceiro Setor.
¿ Ensino.
A sua inscrição nas ordens profissionais de Engenharia habilita-os, ainda, para o exercício exclusivo dos Atos de Engenharia previstos na legislação em vigor, assim como à sua capacitação para a realização de projetos de SCIE de 3.ª e 4.ª Categorias (mediante curso de especialização obrigatório).
Áreas Científicas
Engenharia e técnicas afins