Apresentação do Curso
A Engenharia Civil tem por objeto a conceção, o projeto e a execução de obras de diferentes tipos, nomeadamente de edifícios, obras hidráulicas e de saneamento, vias de comunicação e transportes, pontes e estruturas especiais.
A Licenciatura em Engenharia Civil da Universidade Lusófona do Porto consagra uma formação abrangente, que visa dotar os alunos de uma formação sólida, composta pelas ciências de base, pelos conhecimentos e teorias nos domínios tradicionais da Engenharia Civil e introduzir novas áreas de conhecimento, conteúdos científicos, ferramentas e tecnologias essenciais para o desenvolvimento da área.
Há, assim, uma aposta clara na formação generalista, de forma a proporcionar aos futuros Engenheiros Civis um largo espectro de competências que, numa fase posterior, poderá ser complementado com conhecimentos mais focalizados em determinados domínios.
O curso está adaptado à realidade atual, permitindo uma visão global da engenharia civil internacional, abrindo portas para uma carreira nacional e internacional. Tem um corpo docente jovem e dinâmico, com contribuições científicas e técnicas relevantes, que promove uma relação de proximidade e acompanhamento do trabalho dos alunos muito personalizada.
Razões para frequentar este curso
- Um curso com um corpo docente jovem e dinâmico, com contribuições cientificas e técnicas relevantes, que promove uma relação de proximidade e acompanhamento do trabalho dos alunos muito personalizada.
- O curso está adaptado à realidade atual, permitindo uma visão global da engenharia civil internacional, abrindo portas para uma carreira nacional e internacional.
- A Engenharia Civil possibilita uma carreira muito flexível, bem remunerada e com capacidade de se adaptar às diferentes necessidades do mercado.
- Um Engenheiro Civil tem a capacidade de desenvolver soluções para os diferentes problemas, quer com recursos limitados, quer com a aplicação de soluções tecnologicamente avançadas.
- O curso de engenharia civil está construído de forma a dar resposta aos problemas clássicos da engenharia civil baseados na matemática e na física, mas com a consciência dos efeitos sobre a sociedade apoiando-se em princípios de sustentabilidade e eficiência das soluções.
- A maior vantagem da engenharia civil é a realização profissional, pela possibilidade de ver resultados tangíveis do trabalho árduo, desde o dimensionamento de uma ponte, passado pela reabilitação de um edifício até ao apoio após catástrofes naturais, as ações de um engenheiro civil criam benefícios para a sociedade de se perpetuam no tempo.
Despacho do curso
Despacho n.º 26890/2009, de 14 de Dezembro, alterado pelo Despacho n.º 7101/2019, de 8 de agosto
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data de publicação da decisão
24/06/2019
Registo
R/A-Ef 59/2012
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado |6 Semestres |180 ECTS
Direção do Curso
Prof. Doutor Nuno Fernando Correia dos Santos
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação ao seguinte conjunto de provas de ingresso:
07 Física e Química
16 Matemática
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluido um total de 180 ECTS
Objetivos
A Licenciatura em Engenharia Civil da Universidade Lusófona do Porto tem como objetivo formar profissionais com competências e conhecimentos de âmbito alargado na área da Engenharia Civil, que permita uma visão sólida dos princípios e teorias fundamentais das técnicas e tecnologias utilizadas. Formando profissionais com competências diversificadas e por vezes complementares, considerando uma adequada gestão urbanística e ambiental como sejam:
- A conceção, o projeto, a construção e a manutenção de edifícios e pontes;
- Obras hidráulicas e de aproveitamento de recursos hídricos e ambientais;
- Transportes, sistemas e Infraestruturas.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Os alunos diplomados com o curso de Engenharia Civil da Universidade Lusófona do Porto encontram-se habilitados e preparados para desenvolver atividade profissional nas áreas de: conceção, projeto, construção e manutenção, incluindo também outras áreas como a segurança; a qualidade e a investigação e desenvolvimento. Os Licenciados em Engenharia Civil pela Universidade Lusófona do Porto podem exercer as funções dentro da área de especialidade referida anteriormente, nomeadamente na:
- Realização e revisão da qualidade de projetos de engenharia;
- Projetos de edificações; projeto de infraestruturas geotécnicas, fundações e estruturas de suporte de terras;
- Projeto de infraestruturas rodoviárias num contexto urbano;
- Coordenação de projetos;
- Gestão de empreendimentos;
- Gestão e manutenção de edifícios e de infraestruturas urbanas.
Estudos Futuros
Os estudantes poderão prosseguir para estudos de 2º ciclo nas diferentes áreas da Engenharia Civil para especialização e complementar conhecimentos em domínios específicos.
Saídas Profissionais
Os engenheiros civis formados na Universidade Lusófona do Porto estarão habilitados a intervir em várias áreas pluridisciplinares, das quais se destacam as seguintes:
- Fiscalização e coordenação de obras;
- Elaboração e coordenação de projetos;
- Serviços de manutenção e gestão de estaleiros;
- Apoio técnico a empresas do sector;
- Serviços de controlo de qualidade;
- Capacidade de promoção da atividade no domínio do auto emprego, quer sob a forma empresarial, quer sob o regime de profissão liberal;
- Quadros técnicos de instituições da Administração Central e Local.
- Assistência técnico-comercial;
- Investigação e desenvolvimento;
- Atividades de manutenção e gestão de operações;
- Tarefas de avaliação de projetos e consultoria em empresas de serviços (bancos e seguradoras);
- Exercício de profissão liberal.
Observações
A Licenciatura em Engenharia Civil da Universidade Lusófona do Porto habilita à inscrição na Ordem dos Engenheiros e na Ordem dos Engenheiros Técnicos
Áreas Científicas
Engenharia, indústrias transformadoras e construção | Engenharia e técnicas afins