Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Tipografia

Apresentação

O aluno fica habilitado a utilizar a tipografia de forma adequada a cada projeto; definir hierarquias visuais num projeto de design a partir do tratamento tipográfico; compor e blocos de texto em suportes diferenciados, tais como, cartazes, folhetos ou catálogos.

Curso

Design de Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP729-11515

Disciplinas complementares recomendadas

Introdução ao Design

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Breve história da tipografia

  • Antes da prensa

  • A invenção da prensa

  • Impacto da Revolução Industrial no desenho de tipos

  • A evolução dos tipos de letra ao longo do século XX

A letra

  • Anatomia tipográfica

  • Classificação Tipográfica

  • Famílias tipográficas e superfamílias

  • Conjugação de diferentes tipos de letra para criar contrastes visuais, enfatizar conceitos e criar hierarquias visuais.

  • Ornamentos tipográficos e letras ilustradas.

Texto

  • Espaçamento entre caracteres: kerning e tracking

  • Espaçamento entre linhas: leading

  • Alinhamento do texto

  • Marcação de parágrafos

  • Hierarquias tipográficas

 

Objetivos

Compreensão de conceitos e princípios básicos da tipografia: história da tipografia, anatomia da letra, famílias tipográficas e tratamento do texto. Perceber as grandes categorias em que se dividem tipos de letra.

Utilização da tipografia de forma adequada a cada projeto.

Definir hierarquias visuais a partir do tratamento tipográfico.

Composição e tratamento de blocos de texto em suportes diferenciados, tais como, cartazes, folhetos ou catálogos.

Metodologias de ensino e avaliação

Serão utilizadas aulas expositivas para apresentação dos temas programados com recursos audiovisuais. Serão fornecidos vários exemplos de projetos desenvolvidos no âmbito das temáticas lecionadas, bem como bibliografia adequada. Serão apresentad exercícios práticos no âmbito dos conteúdos ministrados.

A avaliação é contínua e terá em conta os seguintes elementos:

  • Exercícios práticos na sequência de cada conteúdo programático.

  • Trabalho escrito de investigação.

  • Projeto prático.

  • Momento de avaliação final a 21.01.2121

Um número de faltas superior a 30% do total das horas letivas (à exceção de alunos com o estatuto de trabalhador estudante e estudantes militares) implica a reprovação na cadeira.

 O Exame de Recurso, destinado aos estudantes com nota negativa (inferior a 10 valores) ou para estudantes que pretendam fazer melhoria de nota, é composto por duas partes, uma teórica e uma prática, com um peso total de 20 valores.

Bibliografia principal

  • Bringhurst, Robert (2005) Elementos do Estilo Tipográfico. São Paulo: Cosac Naify.

  • Carter, Rob; Meggs, Philip B.; Day, Ben; Maxa, Sandra; & Sanders, Mark (2014). Typographic Design: Form and Communication. John Wiley & Sons.

  • Clair, Kate & Busic-Snyder Cynthia (2009). Manual de Tipografia: a história a técnica e a arte. Porto Alegre: Bookman.

  • Harris, Paul e Ambrose, Gavin (2017). Typography. Bloomsbury Publishing

  • Kane, John (2012). Manual dos tipos. Barcelona: Gustavo Gili.

  • Lupton, E. (2010). Thinking with type. New York: Princeton Architectural Press.

  • Lupton, E. (2014). Type on Screen. New York: Princeton Architectural Press.

  • Meggs, Philip (2005) A History of Graphic Design. John Wiley & Sons.

  • Muller-Brockmann, J. (2012). Um manual para designers gráficos. Barcelona: Gustavo Gili.

  • Spiekermann, Eric & Ginger, E.M. (2002) Stop Stealing Sheep & find out how type Works, Adobe Press

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala