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Universidade Lusófona do Porto

Tecnologias do Design I

Apresentação

De uma forma global, a UC visa fornecer aos estudantes competências no domínio das artes gráficas necessárias ao desenvolvimento de projetos de Design completos e funcionais. Assim, os conteúdos programáticos cobrem os principais conhecimentos que permitirão solucionar a produção de peças gráficas. Desta forma, consegue-se a formação necessária ao desempenho profissional do Designer de Comunicação.

 

Curso

Design de Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP729-7244

Disciplinas complementares recomendadas

Design

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Sendo as artes gráficas uma área bastante importante para o desenvolvimento projetual, através da percepção das tecnologias disponíveis para a resolução de problemas relativos à produção gráfica, esta disciplina visa fornecer ao aluno conhecimentos sobre:

  • Pré-impressão ¿ digitalização

  • Imposição

  • Cores diretas e quadricromia

  • Processos de impressão: tipografia, offset, digital, flexografia, rotogravura, serigrafia, estampagem a quente e estampagem a frio, termografia

  • Papéis e materiais de impressão

  • Comportamento das tintas nos diversos materiais

  • Acabamentos: verniz e plastificação, verniz localizado, cortantes / corte a laser, dobras e vincos, encadernação, cunho e relevo

Objetivos

No final do semestre o aluno deverá ser capaz de:

  • Distinguir cor direta e quadricromia

  • Preparar documentos para produção gráfica ¿ arte final

  • Distinguir as tecnologias de impressão apropriadas para a produção de cada peça gráfica

  • Reconhecer os diversos tipos de acabamento e quando devem e/ou podem ser aplicados

  • Selecionar os papéis mais adequados para o trabalho em produção

  • Elaborar um pedido de orçamento para produção

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologias de Ensino:

  • Exposição oral pelo docente;

  • Exemplificação técnica das tecnologias estudadas, com recurso a projetor;

  • Indicação de bibliografia adequada;

  • Contacto com profissionais da área de produção gráfica através de visita a gráficas e/ou seminários.

Avaliação - Avaliação Contínua:

  • Exercícios executados na sala de aula

  • Projeto prático no final do semestre - último momento de avaliação a 30 de junho de 2021

  • Assiduidade e participação

Um número de faltas superior a 30% do total das horas letivas (à exceção de alunos com o estatuto de trabalhador estudante e estudantes militares) implica a reprovação na cadeira.

O Exame de Recurso, destinado aos estudantes com nota negativa (inferior a 10 valores) ou para estudantes que pretendam fazer melhoria de nota, é constituído por exercícios práticos.

Bibliografia principal

  • Barbosa, C. Manual Prático de Produção Gráfica. Ed. Principia, Publicações Universitárias e Científicas

    Baptista, O. CMYK Process. Ed. Autor / Multitema

    Gordon, B., Gordon, M. Eds. (2003). Guia Completo do Design Gráfico Digital, Ed. Livros e Livros.

    Dabner, D., Calvert, S.,& Casey, A. (2010). Graphic Design School, 4th Ed. London: Thames & Hudson.

    Harris, Paul e Ambrose, Gavin (2017). Typography. Bloomsbury Publishing

    Kuppers, Harald. Atlas de los Colores. Ed. Blume. Barcelona

    ¿Pantone¿, Pantone Inc.

     

 

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