Semiótica
Apresentação
O estudo dos processos de significação, objeto da Semiologia ou Semiótica, constitui-se como uma área decisiva na compreensão científica dos fenómenos da comunicação e integra há muito os curricula destes cursos. A sua proposta é aliciante já que nos permite tomar consciência de como cada pensamento nosso, por mais íntimo, cada gesto ou comportamento, até aos mais complexos fenómenos culturais onde nos inserimos são, efetivamente, uma forma de produção de sentidos. Todo o mundo da vida, todo o humano, é compreendido por esta disciplina como um fenómeno complexo e fascinante de construção de significações. São elas que cimentam a nossa identidade porque, na perspetiva da semiótica, todas as culturas humanas são respostas e estratégias históricas de construção simbólica de um mundo que faça sentido. A aplicação dos seus conceitos a algumas áreas da comunicação, como a publicidade, os media digitais ou o jornalismo é um dos objetivos da nossa proposta para este semestre.
Curso
Design de Comunicação (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULP729-101
Disciplinas complementares recomendadas
Metodologias de Análise da Imagem e Metodologias de Análise do Texto são unidades curriculares complementares.
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Objetivos
É objectivo da unidade curricular de Semiótica dar a conhecer os conceitos desta disciplina, enquanto ciência dos signos: seja na forma de instrumentos epistemológicos ínsitos ao campo das ciências da comunicação, seja na sua aplicação particular, habilitando os alunos à prática de diferentes tipos de análise semiótica de objectos de comunicação (publicitários, pictóricos ou fílmicos). Num primeiro plano, pretende-se uma compreensão alargada da questão da significação e da sua posição central na ligação ao mundo que nos rodeia. Num segundo plano, petende-se acompanhar os desenvolvimentos da semiótica contemporânea, exercitando um olhar semiótico e/ou semiológico aplicado, em concreto sobre linguagens e objectos comunicacionais da actualidade.
Metodologias de ensino e avaliação
As lições consistirão em: a) apresentação geral dos conteúdos enunciados; b) desenvolvimentos com leituras e análise de objectos de comunicação; c) exercícios de análise e aplicação dos conceitos. A disciplina terá elementos de avaliação distintos: no mínimo, duas a três provas de avaliação escrita, com ponderação equivalente.
Bibliografia principal
Barthes, Roland (1984). Elementos de Semiologia [or. 1953 e 1964]. Lisboa: Edições 70 Cobley, Paul, ed. (2010). The Routledge Companion To Semiotics. Londres: Routledge FLOCH, Jean-Marie (2001). Semiotics, Marketing and Communication. Beneath the signs, the strategies. Londres: Palgrave Macmillian Edition KRESS, Gunther (2009). Multimodality. A Social Semiotic Appraoch to Contemporary Communication. London and New York: Routledge Panofsky, Erwin (1989). O Significado nas Artes Visuais [Meaning in the Visual Arts, 1955]. Lisboa: Editorial Presença Peirce, Charles Sanders (1990). Semiótica, trad. J. Teixeira Coelho Netto. São Paulo, Brasil: Editora Perspectiva, 2ª edição Rodrigues, Adriano Duarte (1998). Introdução à Semiótica. Lisboa: Editorial Presença SANTAELLA, Lucia (2005). Teoria Geral dos Signos, São Paulo: Editora Pioneira Saussure, Ferdinand de (1992). Curso de Linguística Geral (or. 1916). Lisboa: Publicações Dom Quixote
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Teresa Mendes Flores Quarta-feira, 11:30-12:30 Gabinetes do Espaço Professor