Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Laboratório de Design

Apresentação

  • Utilização criativa, contínua e plena da Metodologia Projetual como ferramenta fundamental para o exercício da profissão de Designer de Comunicação.

  • Capacidade de integração com o universo pragmático da profissão.

  • Definir, fundamentar, desenvolver e concretizar uma proposta de projecto na produção de uma solução real.

  • Optimização das soluções relacionadas com as diferentes áreas de intervenção das vertentes formal, funcional e comunicacional do Design, com base no tipo de informação, tipo de cliente, relação do utilizador com o meio e o suporte, contextos de utilização, e estudos de comportamento, marketing.

  • Domínio, compreensão e aplicação correcta dos conceitos, da terminologia, dos processos metodológicos, projetuais e de produção do Design de Comunicação, materiais, custos.

  • Competência de mercado na utilização das ferramentas de referência de forma avançada.

  • Conhecimento das características técnicas do projecto.

Curso

Design de Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP729-7250

Disciplinas complementares recomendadas

Design de Comunicação I, Design de Comunicação II, Techologias do Design I, Tipografia

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

O 3º ano da Licenciatura em Design de Comunicação, como último ano do curso superior da formação em design, tem como objectivo a completa integração do aluno na profissão e o claro entendimento das solicitações do mercado de trabalho.

Neste sentido, procurar-se-à uma aproximação do aluno ao mercado de trabalho através da realização de projetos de design para clientes reais, sob a orientação do professor.

Objetivos

Formar designers que possam dar resposta às solicitações dos diferentes organismos institucionais, públicos ou privados, nas áreas de identidade, editorial, cartaz, ilustração, embalagem, infografia, web design ou design tipográfico. O plano de formação valoriza o raciocínio crítico e o pensamento sistémico; a experimentação e a resolução dinâmica de problemas pela identificação, formulação e resolução metodológica destes; a criatividade e a curiosidade intelectual na procura de soluções inovadoras; o desenvolvimento de competências interpessoais e de colaboração de modo a promover o intercâmbio de ideias e a partilha de ideais. No decorrer do semestre promove-se a aproximação do aluno à realidade profissional.

Metodologias de ensino e avaliação

A tónica é colocada na metodologia projetual aplicada ao desenvolvimento de projectos propostos por clientes reais. No início do semestre o cliente é convidado a visitar a universidade e apresentar um briefing. O projecto é dividido em diversas peças gráficas que serão avaliadas em quatro momentos de avaliação. O aluno será avaliado pela pesquisa, recolha e análise de dados, elaboração da proposta e sua apresentação oral a realizar junto do cliente no final do semestre.

A avaliação é contínua contemplando 3 momentos intercalares de avaliação e um momento final a 18.01.2121.

Assiduidade deverá ser no mínimo de 70% do total das horas letivas de contacto (à exceção de alunos com o estatuto de trabalhador estudante e estudantes militares).

Devido à natureza laboratorial desta UC a mesma terá que ser obrigatoriamente realizada em regime de Avaliação Contínua não existindo, portanto, Exame Final de primeira fase.

Bibliografia principal

ALESINA, I., Lupton, Ellen (2010). Exploring Materials. Creative design for everyday objects. Nova York: Princeton Architectural Press.¿BRINGHURST, Robert (2003). The Elements of Typographic Style. Hartley & Marks.

HUNT, Jamer e Davis, Meredith (2017). Visual Communication Design. Bloomsbury Publishing

JONES, J. Cristopher (1970). Design methods. Seeds of human futures.

LUPTON, Ellen (2004). Thinking With Type. Princeton Architectural Press.

LUPTON, Ellen (2012). Novos Fundamentos do Design. Cosac & Naify

LUPTON, Ellen (2010). Intuição, Ação e Criação. Graphic Design Thinking. Gustavo Gili

LUPTON, Ellen e Philips, Jennifer Cole (2015). Graphic Design: the new basics. Princeton Architectural Press.

MÜLLER-BROCKMANN, Joseph (1996). The Grid System. Niggli.

ROCHA, Carlos (2000). Plasticidade do papel e design. Pátano Editora

SPICKERMANN, Eric; & Ginger (2003). Stop Stealing Sheep & Find Out How Type Works.

STRADA, Sylvie (2012). Logobook. Index Book.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala