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Universidade Lusófona do Porto

Introdução às Técnicas de Desenho

Apresentação

O aluno ficará habilitado a representar o real através do desenho em diferentes escalas; utilizar diferentes tipos de registo gráfico; aplicar diferentes meios e técnicas do desenho e compreender o seu uso adequado aos objectivos propostos.

Curso

Design de Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP729-1428

Disciplinas complementares recomendadas

-

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Representação pictórica do real (estudo de formas orgânicas e inorgânicas)

  • Descrição dos objectos através do contorno. Contorno exterior e interior. Linhas explícitas e implícitas. Eixos condutores.

  • Relações de proporção.

  • Figura-fundo: formas positivas e negativas

  • Representação do espaço pictórico

  • Proporções e perspectiva: Indicadores de profundidade; Introdução à perspectiva linear; Planos e superfícies; Volumes; Escalas; Relação longe/perto, interior/exterior etc.

  • Luz e sombra: Modelação das formas; Valores tonais; Utilização de tramas

Representação / Linguagem Gráfica

  • Utilização da linha e da mancha

  • Valores lumínicos

  • Profundidade

  • Texturas

Composição

  • Exploração de diferentes ângulos de leitura e enquadramentos; alteração de escalas

  • Relações construtivas; Equilíbrio; Tensão; Movimento e ritmo.

  • Desenho invertido; espaços cheios e vazios; desenho cego e percepção cega;

Objetivos

  • Aprender a ver

  • Entender o desenho como uma ferramenta do pensamento, da expressão e comunicação;

  • Demonstrar capacidade de análise, observação e reflexão;

  • Revelar conhecimento e aplicar diferentes meios e técnicas do desenho, ajudando o aluno a compreender o seu uso adequado aos objectivos propostos;

  • Dedicar-se ao exercício da experimentação

  • Pensar através do desenho.

Metodologias de ensino e avaliação

Serão utilizadas aulas expositivas para apresentação dos temas programados com recursos audiovisuais. O programa é constituído por módulos não estanques, a ser desenvolvidos através de exercícios práticos de registo gráfico de formas e objetos observados utilizando diferentes técnicas do desenho.

A avaliação é contínua e terá em conta os seguintes elementos:

  • Exercícios práticos desenvolvidos em aula.

  • Exercícios práticos desenvolvidos fora de aula.

  • Momento de avaliação final a 4.02.2121

Um número de faltas superior a 30% do total das horas letivas (à exceção de alunos com o estatuto de trabalhador estudante e estudantes militares) implica a reprovação na cadeira.

O Exame de Recurso, destinado aos estudantes com nota negativa (inferior a 10 valores) ou para estudantes que pretendam fazer melhoria de nota, é constituído por exercidos práticos.

Bibliografia principal

  • Camp, Jeffery, (1993) (1981). Dibujar com los Grandes Maestros. Madrid: H. Blume Ediciones

  • EDWARDS, Betty (2000). Nuevo Aprender a Dibujar con el Lado Derecho del Cerebro. Barcelona: Ediciones Urano.

  • Hamilton, J. et al,. (2003) The Complete Book of Sketching. Great Britain: Canal Illustrated

  • Hockney, David (2001). Secret Knowledge: Rediscovering the Lost Techniques of the Old Masters. Thames & Hudson

  • Kaupelis, Robert (1983) Learning to Draw. New York: Watson-Guptill Publications

  • Metzger, P. (1991) Perspective without Pain (I and II). London: Benedikt Taschen

  • Nicolaides, K. (1969). The Natural Way to Draw. Boston: Houghthon Miflin Company

  • Roberts, Doreen (1991) Drawing Workshop: Learn to Draw with Confidence. London: Harper Collins Publishers

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