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Universidade Lusófona do Porto

Introdução ao Design

Apresentação

A unidade curricular de Introdução ao Design prepara o estudante para as unidades curriculares de design subsequentes. Metodologia de trabalho, processos criativos em design e conceitos de forma, linha, textura, equilíbrio e cor, são fundamentais para a formação base do estudante.

Curso

Design de Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 8

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP729-1141

Disciplinas complementares recomendadas

Não se aplica.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Metodologia do Design de Comunicação (Design Thinking)

2. Ponto, linha, forma, função, composição, equilíbrio, harmonia.

3. Módulo/Padrão

4. Comunicação Visual

5. A cor: Teoria e prática: Preto, branco, cor (Pantone, Quadricromia, RGB)

6. Identidade visual de uma marca: Teoria e prática: marca, símbolo, logótipo.

7. Tipografia: A importância da tipografia na comunicação visual (Forma, função, escala, legibilidade, contraste.)

Objetivos

Esta UC tem como objetivo principal desenvolver a capacidade de organizar os elementos que estruturam o discurso bidimensional. Neste sentido trabalham-se os conceitos basilares das formas e dos espaços (estrutura, escala, cor, interação, modulação, movimento, tensão). Procura-se, paralelamente, desenvolver a curiosidade, a imaginação e o espírito crítico por via de uma abordagem sistematizada das diversas noções metodológicas (processos de investigação e de experimentação), recorrendo-se às diversas formas de representação e apresentação (desenho, maqueta). A transmissão e apreensão dos diferentes conteúdos são efectuadas em momentos teóricos e aplicadas em exercícios práticos específicos. Projetos que permitam desenvolver e adquirir conhecimentos inerentes à forma/função e metodologia de projeto. As principais etapas de um processo de design: a definição do problema, a criação de ideias, a experimentação e a solução final.

Metodologias de ensino e avaliação

Processo ensino/aprendizagem orientado para a resolução de problemas. Aulas expositivas para a apresentação dos temas propostos. Transmissão e apreensão dos diferentes conteúdos, efectuados em momentos teóricos aplicados em exercícios práticos sob orientação. Trabalho de projeto de investigação sobre profissionais da área do design, nacionais e internacionais, com o objectivo de partilhar conhecimento, experiências. Assiduidade e participação obrigatória em 70% das aulas de contacto (excepção para os alunos com o estatuto de trabalhador-estudante). Avaliação contínua. O último elemento de avaliação está agendado para o dia 25/01/2022, às 09h30. É de caracter obrigatório a presença em todos os momentos de avaliação, incluindo os detentores do estatuto trabalhador-estudante.

1. Padrão (ponto, linha e plano): 20%

2. Marca: 25%

3. Brand Book: 25%

4. Pesquisa semanal (designers): 20%

5. Empenho e participação: 10%

Bibliografia principal

COSTA, Joan, Raposo, DANIEL (2011). Design de Identidade e Imagem Corporativa: Branding, história da marca, gestão da marca, identidade visual e corporativa.. Edições IBPC. Dinalivro.

DAIR, Carl (2001). Design with Type. University of Toronto Press.

ITTEN, Johannes (1998). Art de la Couleur. Dessain et Tolra.

JURY, David (2007). O que é a Tipografia? Gustavo Gili.

KANDINSKY, Wassily (2006). Ponto, Linha e Plano. Coleção Arte e Comunicação. Edições 70.

LUPTON, Ellen (2010). Intuição, Ação e Criação. Graphic Design Thinking. Gustavo Gili.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Carla Cadete

Terça-feira das 08h30-10h30

Sala de Professores