Introdução ao Design
Apresentação
A unidade curricular de Introdução ao Design prepara o estudante para as unidades curriculares de design subsequentes. Metodologia de trabalho, processos criativos em design e conceitos de forma, linha, textura, equilíbrio e cor, são fundamentais para a formação base do estudante.
Curso
Design de Comunicação (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 8
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULP729-1141
Disciplinas complementares recomendadas
Não se aplica.
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Objetivos
Esta UC tem como objetivo principal desenvolver a capacidade de organizar os elementos que estruturam o discurso bidimensional. Neste sentido trabalham-se os conceitos basilares das formas e dos espaços (estrutura, escala, cor, interação, modulação, movimento, tensão). Procura-se, paralelamente, desenvolver a curiosidade, a imaginação e o espírito crítico por via de uma abordagem sistematizada das diversas noções metodológicas (processos de investigação e de experimentação), recorrendo-se às diversas formas de representação e apresentação (desenho, maqueta). A transmissão e apreensão dos diferentes conteúdos são efectuadas em momentos teóricos e aplicadas em exercícios práticos específicos. Projetos que permitam desenvolver e adquirir conhecimentos inerentes à forma/função e metodologia de projeto. As principais etapas de um processo de design: a definição do problema, a criação de ideias, a experimentação e a solução final.
Metodologias de ensino e avaliação
Processo ensino/aprendizagem orientado para a resolução de problemas. Aulas expositivas para a apresentação dos temas propostos. Transmissão e apreensão dos diferentes conteúdos, efectuados em momentos teóricos aplicados em exercícios práticos sob orientação. Trabalho de projeto de investigação sobre profissionais da área do design, nacionais e internacionais, com o objectivo de partilhar conhecimento, experiências. Assiduidade e participação obrigatória em 70% das aulas de contacto (excepção para os alunos com o estatuto de trabalhador-estudante). Um número de faltas superior a 30% do total das horas lectivas implica a reprovação à unidade curricular (excepção para os alunos com o estatuto de trabalhador-estudante). Avaliação contínua. O último elemento de avaliação está agendado para o dia 03/02/2021, às 11h30. É de caracter obrigatório a presença em todos os momentos de avaliação, incluindo os detentores do estatuto trabalhador-estudante.
Bibliografia principal
COSTA, Joan, Raposo, DANIEL (2011). Design de Identidade e Imagem Corporativa: Branding, história da marca, gestão da marca, identidade visual e corporativa.. Edições IBPC. Dinalivro. DAIR, Carl (2001). Design with Type. University of Toronto Press. ITTEN, Johannes (1998). Art de la Couleur. Dessain et Tolra. JURY, David (2007). O que é a Tipografia? Gustavo Gili. KANDINSKY, Wassily (2006). Ponto, Linha e Plano. Coleção Arte e Comunicação. Edições 70. LUPTON, Ellen (2010). Intuição, Ação e Criação. Graphic Design Thinking. Gustavo Gili.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Carla Cadete 12h30-13h30 Sala de Professores