Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Ilustração

Apresentação

Esta unidade curricular possibilita a aquisição e desenvolvimento de vocabulário gráfico e expressivo. Permite ainda adquirir e desenvolver hábitos e práticas de registo visual, nomeadamente através da criação e manutenção de diário gráfico como objeto de auxílio projetual. Desenvolver autonomia na prática e na investigação da ilustração. Obter conhecimentos no âmbito da história da ilustração e da sua prática contemporânea. Reconhecer os campos e os territórios de actuação da ilustração.

Curso

Design de Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP729-9446

Disciplinas complementares recomendadas

Desenho

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

O livro, a publicação periódica, o cartaz e o artefacto publicitário assumem-se como suportes e veículos de experimentação para as imagens que contribuem para a interpretação de textos e de conceitos, que tanto podem operar como signos visuais autónomos na construção de identidades, como surgirem articuladas com elementos verbais. Pretende-se, deste modo, entender e explorar as diversas funções da ilustração no âmbito da comunicação contemporânea, fazendo-se uma aproximação conceptual e prática motivada pela exploração de temas que permitam abordar a articulação entre elementos narrativos e o seu posicionamento nos suportes; a retórica da imagem e a expressão; e a criação de personagens. De acordo com este enquadramento serão convocados exemplos provenientes de projetos editoriais para diferentes públicos e de narrativas pertencentes ao corpo histórico da ilustração. Pretende-se, de igual modo, promover a experimentação com ferramentas e técnicas de desenho.

 

Objetivos

Compreender o papel da ilustração na literacia visual assim como nos diferentes meios de comunicação visual. Mapear o universo e património histórico da ilustração, com o intuito de aceder aos diferentes vocabulários, expressões e discursos que permitirão, a cada estudante, o desenvolvimento das suas competências ao nível das tecnologias, técnicas e expressões no exercício da ilustração. Explorar metodologias discursivas da ilustração e dos seus autores através da abordagem aos seus mecanismos narrativos e à capacidade expressiva dos diferentes suportes e materiais.

Metodologias de ensino e avaliação

Método expositivo de conteúdos e contextualização através de exercícios práticos. Análise de repertórios que incluam trabalhos representativos do universo da Ilustração, englobando projetos editoriais com diferentes posicionamentos no mercado nacional e internacional. Reflexão sobre os suportes e as manifestações que representem os campos de actuação da ilustração atual.
Criação e manutenção de diário gráfico como objeto de auxílio projetual.
Desenvolvimento de exercícios que culminarão num projeto final que agregue e articule conhecimentos desenvolvidos e apreendidos durante o semestre.
Avaliação contínua sem exame final, com assiduidade obrigatória.

Último momento de avaliação a 23 de junho de 2021.

Bibliografia principal

Arisman, Marshall; Heller, Steven, The Education of an Illustrator, Allworth Press, 2000
(1ª edição)
Chwast, Seymour; Heller, Steven, Illustration, a Visual History, HNA Books, 2008
Harthan, John, The history of the illustrated book, the western tradition, Thames & Hudson, 1981
Linden, Sophie Van Der Linden, Para ler o álbum ilustrado, Cosac Naify, 2011
Male, Alan; Illustration, A Theoretical and Contextual Perspective, AVA Publishing, 2007
Salisbury, Martin; Play Pen, New Children´s Book Illustration, Laurence King, 2007
Loomis, Andrew; Creative Ilustration, The Viking Press - New York, 1947
Zeegen, Lawrence; Rush, Carl; The Fundamentals of Illustration, AVA Publishing, 2005

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Ricardo Gomes

Terças das 15:30h às 16:30h

a designar