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Universidade Lusófona do Porto

História do Design

Apresentação

A UC História do Design propõe uma leitura da evolução da comunicação visual no Ocidente a desenrolar-se: desde o desenvolvimento de sistemas de escrita até à invenção da imprensa e sua expansão pela Europa, passando depois pelos efeitos da revolução industrial. O discurso incidirá sobre os episódios mais significativos da História do Design de Comunicação Visual. Esta leitura permitirá examinar personalidades e tendências à luz das ideologias que acompanharam as inovações tecnológicas, a evolução da estética e a difusão dos produtos gráficos.

Curso

Design de Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP729-7239

Disciplinas complementares recomendadas

Teoria e Crítica do Design e História da Arte 

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Os principais argumentos abordados durante o curso incluem: 

  • A evolução do alfabeto latino e o manuscrito;
  • A xilogravura; 
  • O fabrico do papel; 
  • Gutenberg e a invenção dos tipos móveis.
  • A difusão da imprensa na Europa;
  • Aldo Manúcio;
  • Os tratados sobre o desenho das letras latinas;
  • A difusão da imprensa em Portugal no final séc. XV e início XVI.
  • A Revolução Industrial: contexto histórico; 
  • A Era Vitoriana e o nascimento da publicidade; 
  • Tipos de letra da Era Vitoriana;
  • The Great Industrial Exhibition (1851);
  • Movimento Arts and Crafts: contexto histórico, antecedentes e influências;
  • Kelmscott Press (1891-1898).

Objetivos

O objetivo principal da UC é proporcionar aos alunos a adquisição de um quadro histórico sintético, útil para estabelecer ligações relevantes entre figuras, factos, experiências e problemáticas, bem como orientar-se na complexa rede de influências que estão na origem do design de comunicação visual contemporâneo.

Metodologias de ensino e avaliação

Sendo esta unidade curricular teórico-prática serão realizadas aulas expositivas para apresentação dos temas programados que contarão com recursos audio-visuais. Sempre que possível, serão promovidas visitas de estudo que visem complementar as temáticas abordadas.

Presença obrigatória em 75% das aulas de contacto, à exceção dos alunos portadores do estatuto de estudante/trabalhador. 

A avaliação é contínua com a realização de dois elementos de avaliação. O primeiro é um trabalho de grupo de investigação centrado na expansão da Imprensa e terá uma ponderação de 40%. O segundo é um trabalho individual de investigação contextualizado aos movimentos do final do séc. XIX, início do séc. XX. Este último deverá ser entregue no último momento de avaliação e tem uma ponderação de 60%.

Bibliografia principal

D'Amato. G. (2005). Storia del Design. Milão: Bruno Mondadori.

Baroni, D & Vitta, M. (2013). Storia del Design Grafico. Milão: Longanesi & C.

Droste, M. (1992). Bauhaus. Bauhaus archiv. Berlin: Bauhaus-Archiv Museum für Gestaltung, Klingelhöferstr.

Fioravanti, G. (1994). Grafica & Stampa. Notizie storiche e informazioni tecniche per chi stampa e per chi fa stampare. Milão: Zanichelli Editore.

Hollis, R. (2005). Design Gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes.

Jobling, P. & Crowley, D. (1996). Graphic Design reproduction & representation since 1800. Manchester, U.K.: Publiched by Manchester University Press.

Meggs, P.B. (1992). A History of Graphic Design. Nova Iorque: Van Nostrand Reinhold.

Pevsner, N. (1991). Pioneers of Modern Design: From William Morris to Walter Gropius. London. Penguin Books.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Dulce Helena Amorim de campos Ladeiro

Terça-feira em hora a designar

Sala de Professores