História da Arte
Apresentação
A Histo¿ria da Arte, permite pelo seu estudo, desenvolver a cultura visual necessa¿ria a¿ pra¿tica do design de comunicac¿a¿o. Consegue-o reconhecendo a riqueza dos exemplos da histo¿ria de arte como elementos suscepti¿veis de reinterpretac¿a¿o e adaptac¿a¿o aos contextos contempora¿neos de comunicac¿a¿o.
Curso
Design de Comunicação (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULP729-1785
Disciplinas complementares recomendadas
Este¿tica e Teoria das Artes
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. A arte no paleoli¿tico - as primeiras formas de expressa¿o arti¿stica 1.1 O pensamento simbo¿lico na arte rupestre 3.1. As artes pla¿sticas e decorativas nas civilizac¿o¿es mediterra¿nicas 4. Cristianismo e Idade Me¿dia 4.3. A iconografia Roma¿nica
1.2 Monumentos megali¿ticos na Europa
2. A arte no Antigo Egito - monumentos e registos para a eternidade 3. Legado cognitivo da cultura Cla¿ssica na arte
4.1. Arte Cla¿ssica e Cristianismo. Os temas e as representac¿o¿es 4.2. A Arte Paleocrista¿: a afirmac¿a¿o de uma nova este¿tica
4.4. A afirmac¿a¿o do Naturalismo na arte go¿tica: princi¿pios ideolo¿gicos 4.5. A arte do vitral.
5. A arte do quattrocento
6. A arte do cinquecento
6.1. A expressa¿o do individualismo na arte
7. A arte Moderna
7.1. Do Neocla¿ssico a¿ Contemporaneidade
Objetivos
Saber identificar diacronicamente os grandes momentos da histo¿ria da arte do ocidente.
Compreender como a evoluc¿a¿o do pensamento, atrave¿s das manifestac¿o¿es arti¿sticas na arte na Europa ocidental, se relaciona com os contextos poli¿tico, econo¿mico, social e ideolo¿gico de cada peri¿odo histo¿rico.
Saber estabelecer a relac¿a¿o entre o produto arti¿stico e as fontes escritas.
Adquirir o le¿xico das diferentes correntes arti¿sticas.
Saber estabelecer a relac¿a¿o entre o produto arti¿stico e as fontes escritas e multime¿dia e saber aceder-lhes, assim como, como as citar.
Metodologias de ensino e avaliação
Me¿todo expositivo dos conteu¿dos programa¿ticos com recurso a¿ projec¿a¿o de cronologias, de mapas, de imagens, de vi¿deos e excertos de textos de autores para suscitar o debate. Avaliac¿a¿o conti¿nua e com base na adequac¿a¿o da resposta aos exerci¿cios solicitados.
Para o aprofundamento dos conteu¿dos sera¿o lanc¿ados exerci¿cios, tanto pra¿ticos individuais como de grupo, atrave¿s da escolha de um tema para a elaborac¿a¿o de documentos escritos e expositivos com base em pesquisa.
Bibliografia principal
Berger, J. (1992) Modos de Ver. Lisboa: Edic¿o¿es 70.
Davies, P. J. E., Denny, W. B., Hofrichter, F. F., Jacobs, J., Roberts, A. M., & Simon, D. L. (2010). Nova Histo¿ria da Arte de Janson (Nona). Fundac¿a¿o Calouste Gulbenkian.
Gombrich, E. (2012). A Histo¿ria da Arte. LTC.
Harrison, C., & Wood, P. (2000). Art in Theory, 1648-1815: An Anthology of Changing Ideas. (C. Harrison, P. Wool, & J. Gaiger, Eds.) (First). Blackwell Publishers Lda.
Pooke, G., & Newall, D. (2008). Art History: The Basics. London & New York: Routledge.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Ricardo L Gomes Segunda-feira às 15h a designar