Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Geometria Descritiva II

Apresentação

Desenho de objetos em 3 dimensões por via directa e pelas suas projeções no Quadro, recorrendo a¿ Projec¿a¿o Linear ou Co¿nica, considerando as coordenadas e a altura do observador face ao objecto.

Representação funcional de perspectivas para as Artes Visuais, Design Industrial, Design de Interiores, Arquitectura, etc.

Compete¿ncias:

Saber identificar e dominar autonomamente o sistema de representac¿a¿o em perspetiva.
Saber reconhecer e entender os problemas da luz/sombra na representac¿a¿o projetiva.
Saber reconhecer e aplicar as ferramentas do sistema na criac¿a¿o e resoluc¿a¿o de problemas de representac¿a¿o do espac¿o e o efeito da luz no pro¿prio espac¿o.
Saber reconhecer os sistemas projetivos e relaciona-los criticamente no processo de entendimento e representac¿a¿o das formas e objectos no espac¿o.

Curso

Design de Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 3

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP729-3491

Disciplinas complementares recomendadas

Geometria Descritiva I

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

- Sistemas de Projec¿a¿o e aplicac¿o¿es.
- A Perspetiva Linear ou Co¿nica:
- Enquadramento histo¿rico e metodologias (Espelho de Brunelleschi, o me¿todo de Alberti, e o cone visual de Da Vinci);
- Elementos Fundamentais do Perspeto¿grafo;
- Representac¿a¿o do Ponto, da Reta, e do Plano;
- Perpendicularidades (pontos de dista¿ncia inteira);
- Intersec¿o¿es (entre planos, e entre retas e planos);
- Rebatimentos;
- Construc¿a¿o de Figuras Planas e Poliedros;
- Estudo das Sombras.

Objetivos

Incentivar e desenvolver as capacidades lo¿gico-dedutivas do estudante, no reconhecimento e na representac¿a¿o do espac¿o em perspetiva.
Construir uma atitude anali¿tica do desenho, da representac¿a¿o geome¿trica e das suas condic¿o¿es inerentes fundamentada na experie¿ncia real ativa, da vive¿ncia do espac¿o familiar de cada aluno. Desenvolver no estudante uma posic¿a¿o de jui¿zo critico individual enquanto observador, elemento fundamental do sistema de representac¿a¿o.

Criar uma conscie¿ncia e problematizar a inter-relac¿a¿o entre o espac¿o real tridimensional

Metodologias de ensino e avaliação

Me¿todo direto expositivo e demonstrativo. Atrave¿s da apresentac¿a¿o e representac¿a¿o em aula da mate¿ria prevista, assim como desenvolvimento de exerci¿cios em aula em forma de demonstrac¿a¿o e exercitac¿a¿o dos problemas apresentados.
Aprendizagem pela resoluc¿a¿o e desenvolvimento de problemas individuais no projeto de espac¿o. Discussa¿o em aula.

Ensino de conceitos ¿ apresentac¿a¿o direta e consequente aplicac¿a¿o dos mesmos na resoluc¿a¿o do projeto individual.

Avaliac¿a¿o Formativa e Sumativa Continua.
Avaliac¿a¿o conti¿nua: desempenho em aula + trabalhos individuais + Exerci¿cios de avaliac¿a¿o + Trabalho Final.

Bibliografia principal

Izquierdo, Asensi Fernando (2011) Geometri¿a Descriptiva I (Sistemas e Perspectivas), Madrid, Izquierdo editores.
Xavier, Joa¿o Pedro (1997). Perspectiva, perspectiva acelerada e contraperspectiva, Porto, FAUP.
Ricca , Guilherme (2006). Me¿todo de Monge (3a ed), Lisboa Fundac¿a¿o Calouste Gulbenkian. Holliday-Darr, Kathryn (1998). Applied Descriptive Geometry, Delmar Publishers, New York.

 

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Ricardo L Gomes

Segunda-feira, 15h

a designar