Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Geometria Descritiva II

Apresentação

Desenho de objetos em 3 dimensões por via directa e pelas suas projeções no Quadro, recorrendo à Projeção Linear ou Cónica, considerando as coordenadas e a altura do observador face ao objecto.

Representação funcional de perspectivas para as Artes Visuais, Design Industrial, Design de Interiores, Arquitectura, etc.

Competências:

Saber identificar e dominar autonomamente o sistema de representação em perspetiva.
Saber reconhecer e entender os problemas da luz/sombra na representação projetiva.
Saber reconhecer e aplicar as ferramentas do sistema na criação e resolução de problemas de representação do espaço e o efeito da luz no próprio espaço.
Saber reconhecer os sistemas projetivos e relaciona-los criticamente no processo de entendimento e representação das formas e objectos no espaço.

Curso

Design de Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 3

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP729-3491

Disciplinas complementares recomendadas

Geometria Descritiva I

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

- Sistemas de Projeção e aplicações.
- A Perspetiva Linear ou Cónica:
- Enquadramento histórico e metodologias (Espelho de Brunelleschi, o método de Alberti, e o cone visual de Da Vinci);
- Elementos Fundamentais do Perspetógrafo;
- Representação do Ponto, da Reta, e do Plano;
- Perpendicularidades (pontos de distância inteira);
- Interseções (entre planos, e entre retas e planos);
- Rebatimentos;
- Construção de Figuras Planas e Poliedros;
- Estudo das Sombras.

Objetivos

Incentivar e desenvolver as capacidades lógico-dedutivas do estudante, no reconhecimento e na representação do espaço em perspetiva.
Construir uma atitude analítica do desenho, da representação geométrica e das suas condições inerentes fundamentada na experiência real ativa, da vivência do espaço familiar de cada aluno. Desenvolver no estudante uma posição de juízo critico individual enquanto observador, elemento fundamental do sistema de representação.

Criar uma consciência e problematizar a inter-relação entre o espaço real tridimensional

Metodologias de ensino e avaliação

Método direto expositivo e demonstrativo. Através da apresentação e representação em aula da matéria prevista, assim como desenvolvimento de exercícios em aula em forma de demonstração e exercitação dos problemas apresentados.
Aprendizagem pela resolução e desenvolvimento de problemas individuais no projeto de espaço. Discussão em aula.

Ensino de conceitos e apresentação direta e consequente aplicação dos mesmos na resolução do projeto individual.

Avaliação Formativa e Sumativa Continua.
Avaliação contínua: desempenho em aula + trabalhos individuais + Exercícios de avaliação + Trabalho Final.

Bibliografia principal

Izquierdo, Asensi Fernando (2011) Geometria Descriptiva I (Sistemas e Perspectivas), Madrid, Izquierdo editores.
Xavier, Joao Pedro (1997). Perspectiva, perspectiva acelerada e contraperspectiva, Porto, FAUP.
Ricca , Guilherme (2006). Metodo de Monge (3a ed), Lisboa Fundação Calouste Gulbenkian. Holliday-Darr, Kathryn (1998). Applied Descriptive Geometry, Delmar Publishers, New York.

 

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Ricardo L Gomes

Segunda-feira, 15h

a designar