Geometria Descritiva II
Apresentação
Desenho de objetos em 3 dimensões por via directa e pelas suas projeções no Quadro, recorrendo a¿ Projec¿a¿o Linear ou Co¿nica, considerando as coordenadas e a altura do observador face ao objecto. Representação funcional de perspectivas para as Artes Visuais, Design Industrial, Design de Interiores, Arquitectura, etc. Compete¿ncias: Saber identificar e dominar autonomamente o sistema de representac¿a¿o em perspetiva.
Saber reconhecer e entender os problemas da luz/sombra na representac¿a¿o projetiva.
Saber reconhecer e aplicar as ferramentas do sistema na criac¿a¿o e resoluc¿a¿o de problemas de representac¿a¿o do espac¿o e o efeito da luz no pro¿prio espac¿o.
Saber reconhecer os sistemas projetivos e relaciona-los criticamente no processo de entendimento e representac¿a¿o das formas e objectos no espac¿o.
Curso
Design de Comunicação (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 3
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULP729-3491
Disciplinas complementares recomendadas
Geometria Descritiva I
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
- Sistemas de Projec¿a¿o e aplicac¿o¿es.
- A Perspetiva Linear ou Co¿nica:
- Enquadramento histo¿rico e metodologias (Espelho de Brunelleschi, o me¿todo de Alberti, e o cone visual de Da Vinci);
- Elementos Fundamentais do Perspeto¿grafo;
- Representac¿a¿o do Ponto, da Reta, e do Plano;
- Perpendicularidades (pontos de dista¿ncia inteira);
- Intersec¿o¿es (entre planos, e entre retas e planos);
- Rebatimentos;
- Construc¿a¿o de Figuras Planas e Poliedros;
- Estudo das Sombras.
Objetivos
Incentivar e desenvolver as capacidades lo¿gico-dedutivas do estudante, no reconhecimento e na representac¿a¿o do espac¿o em perspetiva. Criar uma conscie¿ncia e problematizar a inter-relac¿a¿o entre o espac¿o real tridimensional
Construir uma atitude anali¿tica do desenho, da representac¿a¿o geome¿trica e das suas condic¿o¿es inerentes fundamentada na experie¿ncia real ativa, da vive¿ncia do espac¿o familiar de cada aluno. Desenvolver no estudante uma posic¿a¿o de jui¿zo critico individual enquanto observador, elemento fundamental do sistema de representac¿a¿o.
Metodologias de ensino e avaliação
Me¿todo direto expositivo e demonstrativo. Atrave¿s da apresentac¿a¿o e representac¿a¿o em aula da mate¿ria prevista, assim como desenvolvimento de exerci¿cios em aula em forma de demonstrac¿a¿o e exercitac¿a¿o dos problemas apresentados. Ensino de conceitos ¿ apresentac¿a¿o direta e consequente aplicac¿a¿o dos mesmos na resoluc¿a¿o do projeto individual. Avaliac¿a¿o Formativa e Sumativa Continua.
Aprendizagem pela resoluc¿a¿o e desenvolvimento de problemas individuais no projeto de espac¿o. Discussa¿o em aula.
Avaliac¿a¿o conti¿nua: desempenho em aula + trabalhos individuais + Exerci¿cios de avaliac¿a¿o + Trabalho Final.
Bibliografia principal
Izquierdo, Asensi Fernando (2011) Geometri¿a Descriptiva I (Sistemas e Perspectivas), Madrid, Izquierdo editores.
Xavier, Joa¿o Pedro (1997). Perspectiva, perspectiva acelerada e contraperspectiva, Porto, FAUP.
Ricca , Guilherme (2006). Me¿todo de Monge (3a ed), Lisboa Fundac¿a¿o Calouste Gulbenkian. Holliday-Darr, Kathryn (1998). Applied Descriptive Geometry, Delmar Publishers, New York.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Ricardo L Gomes Segunda-feira, 15h a designar