Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Fotografia

Apresentação

Iniciar a familiarização com o ambiente de estúdio e com todos os seus componentes, criando métodos de trabalho quer individualmente quer em grupo, com o objetivo de compreender melhor a iluminação artificial. Desenvolver as capacidades de observação e identificação das variáveis fotográficas necessárias para realização de uma fotografia, promovendo a pré-visualização e as capacidades de preparação e produção de uma determinada fotografia. Compreender e aplicar princípios básicos de composição, nomeadamente a adaptação de distâncias focais de objetivas a objetivos precisos, a visualização de objetos e pessoas, analisando as imagens em função do seu efeito no observador. Entender a composição fotográfica como uma operação num plano bidimensional (com sugestão de tridimensionalidade) e aprender a trabalhar com os elementos estruturais da linguagem visual. Fundamentos da imagem digital; conceitos e práticas

Curso

Design de Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP729-1159

Disciplinas complementares recomendadas

Introdução às técnicas do Desenho e Introdução ao Design.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Fotografia com recurso de máquina fotográfica digital. Tomar contacto e reconhecer as possibilidades relativas à utilização de máquinas fotográficas digitais, compreendendo o seu funcionamento técnico, as suas mais-valias e eventuais limitações através de exercícios práticos com dificuldades técnicas a ultrapassar. Introdução ao Estúdio e equipamento. Regras Básicas de segurança. Divulgação e análise de trabalhos de fotógrafos de referência. Características da Luz e suas propriedades. Organização do portefólio e promoção do fotógrafo. Aulas teórico-práticas, onde os alunos são familiarizados com os programas necessários ao processamento e edição de imagem digital. Ao longo do semestre os alunos serão desafiados a resolver exercícios de grau de dificuldade crescente que implicarão aplicar os conhecimentos adquiridos. 

Objetivos

Esta disciplina deverá ser entendida como um percurso dinâmico de apreensão de uma matéria a dominar através do conhecimento, tendo como auxílio os equipamentos específicos. Chama-se a atenção que o domínio dos equipamentos tem íntima ligação com uma estruturação mental que tem na sua base o conhecimento pela experimentação e pelo estudo. Adquirir e desenvolver competências gerais em fotografia de estúdio. Os alunos irão aprender a otimizar processos de trabalho tendo em vista o objetivo final, seja impressão ou Web. Irão adquirir capacidades para realizar um conjunto diverso de tarefas inerentes ao processo fotográfico digital. Desenvolver uma metodologia de trabalho. Desenvolver um portfólio coerente em fotografia digital, recolhendo informação relevante à sua conceção. Dar a conhecer e praticar os vários fluxos de trabalho na fotografia digital desde a tomada de vista, passando pela pós-produção e finalização tanto na web como na impressão.

Metodologias de ensino e avaliação

A realização do programa baseia-se na explanação e demonstração dos vários conteúdos em aula e na execução de exercícios práticos. Exposição dos vários conteúdos programáticos ao nível teórico. Exposição dos diversos aparelhos técnicos que a ULP tem ao seu dispor. Recorrer a vários exemplos quer de documentários, filmes, making off, etc para mostrar a enorme variedade que nos podemos obter, mas sempre com o enquadramento que justifique o seu uso em cada projeto isolado.  Os alunos realizarão, em processo de avaliação contínua. Avaliação continua. A nota é deduzida das avaliações dos exercícios realizados ao longo do semestre, e a realização de um exercício de investigação com uma componente prática no final. Avaliação: 

- Assiduidade / Presença / Interesse - 20%

- Semanal: Conjunto de Exercícios Intermédios Entregues (dentro do prazo) - 10%

- Trabalho de Investigação + Fotografia ¿ 20%

- Entrega de um Portfolio final: Com todos os trabalhos desenvolvidos ao longo das 15 semanas ¿ 50%

Bibliografia principal

ANG, Tom, Manual de Fotografia Digital, Civilização Editores,Porto, 2004

AUMONT, Jacques , L¿Image,: Nathan. Paris, 1990

BOURDIEU,Pierre, (dir.),Un art moyen, essai sur les usages sociaux de la photographie. 

BURGIN,Victor, (dir),Thinking Photography. Ed, Macmillan Press, London, 1982

DALY,Tim, Fotografia Digital- um guia prático, Centralivros, Lisboa, 2000

FRADE, Pedro, Miguel  Figuras do Espanto,: ASA. Lisboa,1992

FREUND, Giséle, Fotografia e Sociedade,: Vega, 2ª ed. Lisboa 1995

GERVEREAU, Laurent, Voir, Comprendre, Analyser les Images,: La Decouverte. Paris 1997

JACOBSON, Ralph E. Manual de Fotografia, Omega. 1996

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala