Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Design

Apresentação

O aluno ficará habilitado a: desenvolver projetos de design respeitando as diferentes fases do processo de design; aplicar metodologias de Design Thinking para estimular um pensamento criativo e original; fundamentar as suas ideias com base em conceitos bem sustentados.

Curso

Design de Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 8

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP729-7241

Disciplinas complementares recomendadas

Introdução ao Design

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

  • Metodologia do Projeto de Comunicação.

  • Desenvolvimento de projetos de Comunicação Visual, aplicando estratégias adequadas aos diferentes meios de comunicação.

  • Metodologias de Design Thinking

  • Concepção de cartazes para diferentes suportes e dimensões.

  • Noção de identidade visual.

Objetivos

Pretende-se que o aluno:

  • Reconheça o potencial da imagem como meio de comunicação.

  • Desenvolva a capacidade de análise de propostas de design e identifique os meios e métodos mais adequados para a melhor resposta, designadamente através de metodologias de Design Thinking.

  • Fique habilitado a elaborar composições gráficas em diferentes suportes e escalas.

  • Utilize diferentes meios de comunicação de forma integrada para construir uma identidade visual.

  • Desenvolva a sua capacidade crítica e argumentativa.

Metodologias de ensino e avaliação

Serão utilizadas aulas expositivas para apresentação dos temas programados que contarão com recursos audiovisuais. Serão fornecidos aos alunos vários exemplos de projetos desenvolvidos no âmbito das temáticas lecionadas, bem como, bibliografia adequada. Serão apresentados aos alunos exercícios práticos no âmbito dos conteúdos ministrados.

Avaliação Contínua, terá em conta os seguintes elementos:

_ Exercícios práticos na sequência de cada conteúdo programático.

_ Projetos práticos simulando a realidade do mercado

_ Momento de avaliação final a 1 de julho de 2021.

Um número de faltas superior a 30% do total das horas letivas (à exceção de alunos com o estatuto de trabalhador estudante e estudantes militares) implica a reprovação na cadeira.

O Exame de Recurso, destinado aos estudantes com nota negativa (inferior a 10 valores) ou para estudantes que pretendam fazer melhoria de nota, é constituído por exercícios práticos.

 

Bibliografia principal

Ambrose, G., & Harris, P. (2010). Design thinking. Switzerland: Ava Publishing.

Calvera, Anna (2003). Arte¿?Diseño, Nuevos capítulos una polémica que viene de lejos. Barcelona: Gustavo Gili.
Dabner, D., Calvert, S.,& Casey, A. (2010). Graphic Design School, 4th Ed. London: Thames & Hudson.
Davis, Meredith e Hunt, James (2017). Visual Communication Design: An introduction to design conecpts in everyday experience. Bloomsbury Publishing
Foster, John.( 2006) New Masters of Poster Design: Poster Design for the Next Century, Rockport Publishers.
Heller, S.; & Talarico, L. (2010). Graphic: Inside the Sketchbooks of the World¿s Great Graphic Designers. The Monacelli Press.
Lupton, E. (2010). Thinking with type: A critical guide for designers, writers, editors, & students. New York: Princeton Architectural Press.
Lupton, E. (2012). Intuição, ação, criação: Graphic Design Thinking. Barcelona: Ed. Gustavo Gili.
Munari, Bruno (1968). Design e comunicação visual. Lisboa: Editorial Presença.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala