Design de Comunicação IV
Apresentação
Esta UC centra-se em duas áreas: no design editorial e na realização de objectos lúdicos. 1. Design e paginação de diversos suportes gráficos (jornal, revista, desdobrável e flyer). Domínio da grelha de paginação. Domínio do software Adobe inDesign. 2. Conceptualização e realização de objectos lúdicos pensados para diferentes públicos e para diferentes faixas etárias, destinados a espaços culturais e ou de lazer - organismos públicos e privados, centros culturais e de exposição, museus, etc.
Curso
Design de Comunicação (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 6
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULP729-3694
Disciplinas complementares recomendadas
Não se aplica.
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Editorial: Design e paginação de revistas, brochuras e jornais. 2. Concurso Internacional Poster for Tomorrow - Cartaz 3. Comunicação de Produto (concepção de novos jogos e objetos lúdicos). Desenvolver competências ao nível da criatividade, da inovação, da crítica e da tecnologia. Tratando-se de uma unidade curricular teórico-prática nuclear e de cariz eminentemente projectual, pretende-se levar o aluno a exercitar o desenvolvimento de projetos em tudo semelhantes aos que realizará no exercício das suas funções de designer. Os projetos lançados têm a preocupação de serem a sequência lógica na evolução do discente por reporte aos conteúdos programáticos das disciplinas de Design antecedentes.
Objetivos
Adquirir capacidades de problematizar e resolver projetos de design editorial em diversos contextos. Adquirir capacidades de conceptualização e realização de objectos lúdicos, pensados para diferentes públicos e para diferentes faixas etárias.
Metodologias de ensino e avaliação
Exercícios práticos na sequência dos conteúdos programáticos lecionados. Atribuição de diferentes projetos com maior grau de complexidade e proximidade com a indústria e o mercado, permitindo testar competências ao nível da criatividade, da inovação, da crítica e da tecnologia. Será avaliada a metodologia de trabalho (a investigação, a análise, o conceito e o processo), a criatividade e o empenho. Na apresentação do projeto será avaliada a fundamentação do conceito e do processo criativo. É obrigatório a presença dos estudantes nas datas indicadas para entrega e apresentação oral dos projetos propostos ao longo do semestre. Os estudantes que apenas entreguem os projetos sem apresentação presencial serão penalizados na avaliação (válido para os alunos com o estatuto trabalhador-estudante). A avaliação é continua. Exercício I - Editorial (40%). Exercício II - Poster/concurso internacional (25%). Exercício III - Produto, comunicação visual, ilustração (35%)
Bibliografia principal
ADAM, Pegie Stark (1995). Color, Contrast and Dimension in News Design. The Poynter Institute for Media Studies. BRINGHURST, Robert (2003). The Elements of Typographic Style. Hartley & Marks. DAIR, Carl (2001). Design With Type. University of Toronto Press. DORMER, Peter (1990). Os significados do design moderno. Editorial Presença, Lisboa. COSTA, Daciano (1999) Design e Mal-estar. Lisboa: Centro Português de Design. ESTRADA, Sylvie (2012). Logobook. Index Book JENNINGS, Simon (2012). Un Alfabeto Urbano. Gustavo Gili. KANE, John (2012). Manual de Tipos. Gustavo Gili. FIELL, Charlotte & Peter (2009). Design do Século XX. Taschen. BARBOSA, Conceição (2012). Manual Prático de Produção Gráfica, São João do Estoril: Principia. BROCKMANN, Joseph-Müller, Grid Systems in Graphic Design. Niggli CARTER, Rob (1999) Tipografia Experimental. Lisboa: Destarte.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Carla Cadete Terça-feira, 12h30-13h30 Sala Professores