Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Design de Comunicação IV

Apresentação

Esta UC centra-se em duas áreas: no design editorial e na realização de objectos lúdicos.

1. Design e paginação de diversos suportes gráficos (jornal, revista, desdobrável e flyer). Domínio da grelha de paginação. Domínio do software Adobe inDesign.

2. Conceptualização e realização de objectos lúdicos pensados para diferentes públicos e para diferentes faixas etárias, destinados a espaços culturais e ou de lazer - organismos públicos e privados, centros culturais e de exposição, museus, etc.

Curso

Design de Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP729-3694

Disciplinas complementares recomendadas

Não se aplica.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Editorial: Design e paginação de  revistas, brochuras e jornais.

2. Concurso Internacional Poster for Tomorrow - Cartaz

3. Comunicação de Produto (concepção de novos jogos e objetos lúdicos).

Desenvolver competências ao nível da criatividade, da inovação, da crítica e da tecnologia. Tratando-se de uma unidade curricular teórico-prática nuclear e de cariz eminentemente projectual, pretende-se levar o aluno a exercitar o desenvolvimento de projetos em tudo semelhantes aos que realizará no exercício das suas funções de designer. Os projetos lançados têm a preocupação de serem a sequência lógica na evolução do discente por reporte aos conteúdos programáticos das disciplinas de Design antecedentes. 

Objetivos

Adquirir capacidades de problematizar e resolver projetos de design editorial em diversos contextos.

Adquirir capacidades de conceptualização e realização de objectos lúdicos, pensados para diferentes públicos e para diferentes faixas etárias.

Metodologias de ensino e avaliação

Exercícios práticos na sequência dos conteúdos programáticos lecionados. Atribuição de diferentes projetos com maior grau de complexidade e proximidade com a indústria e o mercado, permitindo testar competências ao nível da criatividade, da inovação, da crítica e da tecnologia. Será avaliada a metodologia de trabalho (a investigação, a análise, o conceito e o processo), a criatividade e o empenho. Na apresentação do projeto será avaliada a fundamentação do conceito e do processo criativo. É obrigatório a presença dos estudantes nas datas indicadas para entrega e apresentação oral dos projetos propostos ao longo do semestre. Os estudantes que apenas entreguem os projetos sem apresentação presencial serão penalizados na avaliação (válido para os alunos com o estatuto trabalhador-estudante). A avaliação é continua. 

Exercício I - Editorial (40%). Exercício II - Poster/concurso internacional (25%). Exercício III - Produto, comunicação visual, ilustração (35%)

Bibliografia principal

ADAM, Pegie Stark (1995). Color, Contrast and Dimension in News Design. The Poynter Institute for Media Studies.

BRINGHURST, Robert (2003). The Elements of Typographic Style. Hartley & Marks.

DAIR, Carl (2001). Design With Type. University of Toronto Press.

DORMER, Peter (1990). Os significados do design moderno. Editorial Presença, Lisboa.

COSTA, Daciano (1999) Design e Mal-estar. Lisboa: Centro Português de Design.

ESTRADA, Sylvie (2012). Logobook. Index Book

JENNINGS, Simon (2012). Un Alfabeto Urbano. Gustavo Gili.

KANE, John (2012). Manual de Tipos. Gustavo Gili.

FIELL, Charlotte & Peter (2009). Design do Século XX. Taschen.

BARBOSA, Conceição (2012). Manual Prático de Produção Gráfica, São João do Estoril: Principia.

BROCKMANN, Joseph-Müller, Grid Systems in Graphic Design. Niggli

CARTER, Rob (1999) Tipografia Experimental. Lisboa: Destarte.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Carla Cadete

Terça-feira, 12h30-13h30

Sala Professores