Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Design de Comunicação III

Apresentação

Capacidade de planear e estruturar as diferentes fases de um projeto.

Estabelecer métodos regulares de investigação que permitam ampliar os conhecimentos do aluno e otimizar o seu processo de trabalho.

Capacidade de organização de informação através da realização de infográficos: estabelecer hierarquias visuais através da utilização de tipografia; utilizar e combinar diferentes elementos gráficos na realização de infográficos; transformar informação complexa num infográfico funcional e atrativo. Avaliar a eficácia da visualização de informação.

Capacidade de criar e utilizar grelhas como forma de organizar conteúdos e reforçar a identidade visual de um projeto editorial.

Capacidade de apresentação e argumentação de ideias e opções num projeto.

Desenvolver competências de análise crítica em relação ao próprio trabalho e ao trabalho dos seus pares.

Curso

Design de Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP729-3169

Disciplinas complementares recomendadas

Design, Design de Comunicação I, Design de Comunicação II, Tecnologias do Design I

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Desenvolvimento da assunção do papel do que é ser Designer de Comunicação; caracterização das diferentes fases essenciais para o desenvolvimento de um projeto de design; consciência da necessidade do domínio técnico para responder às exigências de cada projeto.

Investigação como um processo contínuo de enriquecimento individual.

Infografia e design de informação: Gráficos, mapas e diagramas. Como transformar informação complexa num infográfico funcional e atrativo.

Utilização de grelhas modulares e alternativas como base de um projeto de design.

Design editorial partindo da construção de grelhas modulares.

Objetivos

Pretende-se que o aluno:

  • Aplique a metodologia projetual como uma ferramenta importante para a correta concretização do trabalho.

  • Utilize e combine diferentes elementos gráficos para organizar informação simples ou complexa de forma perceptível e atrativa.

  • Utilize grelhas como base de construção de um projeto gráfico.

  • Utilize os instrumentos mais adequados para uma resposta assertiva aos projetos de design, construindo conceitos sólidos e bem fundamentados

  • Desenvolva a sua capacidade crítica e argumentativa.

Metodologias de ensino e avaliação

Serão utilizadas aulas expositivas para apresentação dos temas programados que contarão com recursos audiovisuais. Serão fornecidos aos alunos vários exemplos de projetos desenvolvidos no âmbito das temáticas lecionadas, bem como, bibliografia adequada. Serão apresentados aos alunos exercícios práticos no âmbito dos conteúdos ministrados.

A avaliação é contínua e terá em conta os seguintes elementos:

  • Exercícios práticos na sequência de cada conteúdo programático.

  • Projetos práticos simulando a realidade do mercado (com apresentação oral em aula)

  • Momento de avaliação final a 20.01.2121

Um número de faltas superior a 30% do total das horas letivas (à exceção de alunos com o estatuto de trabalhador estudante e estudantes militares) implica a reprovação na cadeira.

O Exame de Recurso, destinado aos estudantes com nota negativa (inferior a 10 valores) ou para estudantes que pretendam fazer melhoria de nota, é constituído por exercícios práticos.

Bibliografia principal

Caldwell, C., & Zappaterra, Y. (2014). Design Editorial: Jornais e revistas / Media impressa e digital. São Paulo: Gustavo Gili.

Hunt, Jamer e Davis, Meredith (2017). Visual Communication Design. Bloomsbury Publishing

Hollins, Richard (2010). Design Gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes.

Krum, R. (2013). Cool Infographics: Effective Communication with Data Visualization and Design. Ed. John Wiley & Sons

Lupton, E. (2011). Graphic Design Thinking: Beyond Brainstorming. New York: Princeton Architectural Press.

Lupton, Ellen (2004). Thinking With Type. Princeton Architectural Press.

Lupton, Ellen (2010). Intuição, Ação e Criação. Graphic Design Thinking. Gustavo Gili

Lupton, E. (2014). Type on Screen: A Critical Guide for Designers, Writers, Developers, & Students. New York: Princeton Architectural Press

Muller-Brockmann, J. (2008). Grid Systems in Graphic Design: A Handbook for Graphic Artists. Niggli Verlag

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala