Design de Comunicação II
Apresentação
Formatação, composição e criação de uma narrativa visual que integre a imagem e a palavra, em dispositivos visuais funcionais e operativos para o utilizador. Aquisição de conhecimentos e competências fundamentais para a compreensão e construção de um infográfico. Adobe Illustrator e Adobe Indesign ¿ conhecimentos elementares ao nível do utilizador para a realização de projetos práticos realizados de acordo com os conteúdos programáticos lecionados.
Curso
Design de Comunicação (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 8
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULP729-3697
Disciplinas complementares recomendadas
Não se aplica.
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Sistemas de navegação. A infografia: análise e construção de narrativas visuais de modo a informar de forma funcional e apelativa. Pictogramas, mapas, charts, diagramas. Paginação digital. 1. Metodologia projetual. Design thinking e processos criativos: brainstorming; brain dumping visual, verbos de ação, mind map e mood board. 2. A importância da síntese informativa. Critérios de decisão. 3. A importância da hierarquia na compreensão da informação. O foco visual, a sequência e o ritmo na leitura. 4. A legibilidade. Saber compor o texto e a imagem no espaço bidimensional. 5. A tipografia e a cor.
Objetivos
Esta UC pretende promover capacidades na área de comunicação nas componentes da informação, imagem, e disposição inteligível dos elementos. Explorar métodos de organização de dados sob a forma de esquemas gráficos, no sentido de encontrar novas formas de os ver e compreender - cartaz e infografia.
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teóricas e práticas de caráter expositivo com recursos audiovisuais. Estudo de caso. Utilização de softwares específicos para a realização de diferentes suportes comunicacionais. O Adobe Illustrator para o desenho vectorial e o Adobe InDesign para o layout e a paginação.Realização de exercícios práticos de acordo com os conteúdos programáticos lecionados. Trabalho prático I (15%),trabalho prático II (25%), trabalho prático III (40%), trabalho prático IV (20%). Os estudantes que apenas entreguem os projetos sem apresentação presencial serão penalizados na avaliação. Avaliação contínua. . É de caracter obrigatório a presença em todos os momentos de avaliação, incluindo os detentores do estatuto trabalhador-estudante.
Bibliografia principal
D¿Efilippo, Valentina; Ball, James(2015). The Infographic History of the World. Collins Readers. HarperCollins Publishers. Itten, Johannes (1998). Art de la Couleur. Dessain et Tolra Infographics ¿ Designing and Visualizing Data (2014). Barcelona: Promopress. Krum, Randy (2015). Cool Infographics. How To Use Visual Data To Communicate Your Message. JOHN WILEY & SONS INC.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Carla Cadete Terça-feira, 12h30 ¿ 13h30 Sala de Professores