Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Design de Comunicação I

Apresentação

Compreender a importância de uma embalagem e de um rótulo como suporte comunicacional e de comercialização de um produto. A cor, a tipografia, a legibilidade, os materiais e os acabamentos, são fundamentais para a eficácia da informação e da função.

Curso

Design de Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 8

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP729-3495

Disciplinas complementares recomendadas

Não se aplica.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Embalagem e Rótulo

1.1 Design, redesign e técnica.

Objetivos

- A importância do design de comunicação e da função da embalagem e do rótulo.

- A importância da embalagem e do rótulo como suporte comunicacional na comercialização de um produto. 

- A importância da tipografia, da imagem, da cor, da composição gráfica e dos materiais

para valorização do produto e da comunicação.

- A importância da pregnância (impressão forte, memória visual). 

- Conhecimento da técnica de produção de uma embalagem.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas teóricas de exposição da matéria; análise em grupo de estudos de caso; aulas práticas que fundamentam e consolidam conhecimentos teóricos; aulas de acompanhamento individual do trabalho do aluno; aulas de avaliação e discussão de trabalho final; aulas de exposição de trabalho por parte dos alunos; visitas de estudo; leitura de bibliografia recomendada. Investigação, criatividade, inovação; capacidade de comunicação; autonomia; experimentação e empenho. Realização de dois, ou mais projectos. Serão avaliadas as capacidades de investigação, análise, estratégias e método de trabalho. O empanho e participação serão sempre valorizados. Os estudantes não poderão faltar mais do que 30% das aulas de contacto. Em todos os momentos de avaliação é obrigatória a presença e apresentação oral. Os estudantes que não o fizerem serão penalizados (válido para os alunos com o estatuto de trabalhador-estudante). Avaliação é contínua. O último elemento de avaliação está agendado para o dia 27/01/2021.

Bibliografia principal

Kirkpatrick, Janice. New Packaging Design. Laurence King 

MASON, Daniel (2009). Materials, Process, Print: Creative Solutions for Graphic Design

Pentawards (2010). The Package Design Book 2 Pentawards. Taschen Basic Art Series. Tashen GMBH.

WIEDEMANN , Julius (2010). Pentawards The Package Design Book. Tashen

BLACKWELL, Lewis. La Tipografia del seculo XX, Gustavo Gilli

BOAAHARD, Hans Rudolf, (2002) The Typographic Grid, Niggli 

NOORDZIJ, Gerrit (1982). The stroke of the pen: fundamental aspects of western writing. 

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala