Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Design de Comunicação I

Apresentação

Rótulo e embalagem.

Compreender a importância da embalagem e do rótulo como suporte comunicacional e de comercialização de um produto. A cor, a tipografia, a legibilidade, os materiais e os acabamentos são fundamentais para a eficácia da informação e da função.

Curso

Design de Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 8

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP729-3495

Disciplinas complementares recomendadas

Não se aplica

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Rótulo e embalagem.

 

Objetivos

- A importância da embalagem e do rótulo como suporte comunicacional na comercialização de um produto. 

- A importância da tipografia, da imagem, da cor, da composição gráfica e dos materiais

para valorização do produto, da marca e da sua comunicação com o consumidor.

- A importância da pregnância (impressão forte, memória visual). 

- Conhecimento da técnica de produção de uma embalagem.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas teóricas de exposição da matéria, estudo de caso e análise de projetos similares realizados em anos anteriores. Aulas práticas que fundamentam e consolidam o conhecimento teórico; acompanhamento individual do trabalho do aluno; aulas de avaliação e discussão de trabalho final; aulas de exposição de trabalho por parte dos alunos; visitas de estudo; leitura de bibliografia recomendada.

Criatividade; viabilidade das soluções propostas; capacidade de comunicação; autonomia; experimentação e empenho. Será ainda avaliada a capacidade de análise, estratégia e método de trabalho. Assiduidade e participação no mínimo de 70% das aulas. Avaliação contínua. O último elemento de avaliação é de presença obrigatória no dia 17-01-2022.

 

Avaliação contínua dividida em cinco parcelas:

1. Postal de Natal para representar a universidade: 15%

2. Rótulo e embalagem para garrafa de vinho, ou azeite: 35%

3. Redesign de pacote de leite: 25%

4. Pesquisa semanal (designers): 15%

5. Participação e empenho: 10%

Bibliografia principal

Kirkpatrick, Janice. New Packaging Design. Laurence King 

Mason, Daniel (2009). Materials, Process, Print: Creative Solutions for Graphic Design

Pentawards (2010). The Package Design Book 2 Pentawards. Taschen Basic Art Series. Tashen GMBH.

Wiedemann , Julius (2010). Pentawards The Package Design Book. Tashen

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Carla Cadete

Terça-feira 8h30-9h30

1.9