Desenho III
Apresentação
O estudante ficará habilitado a representar a figura humana de acordo com métodos e técnicas exploradas; representar o masculino e o feminino em movimento e no espaço; usar o desenho da figura masculina e feminina em contextos diversificados; incorporar aspetos conceituais e formais de outras áreas, a fim de atualizar sua linguagem visual.
Curso
Design de Comunicação (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULP729-3696
Disciplinas complementares recomendadas
Introdução às técnicas de Desenho, Desenho I, Desenho II
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Relação da figura humana com o espaço Desenho da figura humana em diferentes escalas e a partir de diversos pontos de vista, na sala de aula e em espaços públicos Poses de grupo Figura humana e movimento Representação do movimento da figura humana: Descrição de um movimento no espaço Movimento como expressão de vida Composições e enquadramentos Rosto e expressão humana Proporções do rosto Pose de perfil, pose frontal e pose a 3/4 Representação de diferentes expressões e estados de espírito a partir da face
Objetivos
Aprofundar a capacidade de análise, observação e representação da figura humana Estudar a relação da figura humana com o espaço; representação no espaço e movimento no espaço Estimular a experimentação, pesquisa e inovação Exercitar a capacidade de reflexão: explorar os limites do desenho e representação da figura humana desenvolvendo propostas conceptuais
Metodologias de ensino e avaliação
O programa é constituído por módulos não estanques, a ser desenvolvidos através de exercícios práticos de dois géneros: registos gráficos de observação de formas e objectos e registos de formas do imaginário do aluno. O Exame de Recurso, destinado aos estudantes com nota negativa (inferior a 10 valores) ou para estudantes que pretendam fazer melhoria de nota, é constituído por exercícios práticos.
Avaliação Contínua sem Prova Final:
- Trabalho em Aula
- Diário Gráfico
- Projeto Final
Devido à natureza laboratorial desta UC a mesma terá que ser obrigatoriamente realizada em regime de Avaliação Contínua. O último momento de avaliação será a 2 de julho de 2021.
Bibliografia principal
Bridgman, George B. (2017). Bridgman's Complete Guide to Drawing from Life. Sterling Publishing EDWARDS, Betty (2000). Nuevo Aprender a Dibujar con el Lado Derecho del Cerebro. Barcelona: Ediciones Urano. Hockney, David (2006). Secret Knowledge (New and Expanded Edition): Rediscovering the Lost Techniques of the Old Masters.Thames & Hudson. Loomis, Andrew (2011). Drawing the Head and Hands Hardcover. Titan Books MASSIRONI, Manfredo (2010). Ver pelo Desenho: aspectos técnicos, cognitivos, comunicativos. Lisboa: Edições 70. Nicolaides, K. (1969). The Natural Way to Draw. Boston: Houghthon Miflin Company Salavisa, E. (2008) Diários de Viagem. Lisboa: Quimera Editores Sale, T. & Betti, C. (2008). Drawing: A Contemporary Approach, Belmont: Thompson Higher Education
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala