Desenho I
Apresentação
O estudante, ao dominar os conceitos e as abordagens técnicas e instrumentais explicitadas nos objetivos e programa da unidade curricular, ficará habilitado para registar gráfica e plasticamente qualquer tipo de situação visual
Curso
Design de Comunicação (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULP729-65
Disciplinas complementares recomendadas
Introdução às Técnicas de Desenho
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Desenho de memória e desenho do natural; as imagens do desenho; o que vemos, o que sabemos e o que desenhamos; sensores visuais, percepção e cognição; desenho à vista e à mão levantada; imagem perceptiva e representação gráfica; as máquinas de desenho e a fotografia; desenho de valores tonais e desenho de contorno. O Diário Gráfico; a intuição versus a razão: desenho diagramático e desenho medido; o desenho com disciplina; tamanho e distância; proporção e escala; especificidades e competências operativas do esquisso, do esboço e do estudo (detalhe); contorno e dintorno; a ausência da linha: a mancha direta e os valores tonais Os instrumentos e os suportes; meios secos e meios líquidos; os meios de representação: sistemas e não sistemas; análise estrutural do volume: abordagem planar, modelar e tonal. Variantes expressivas (trabalhar em função do tempo).
Objetivos
A unidade curricular Desenho I, ao promover a observação da realidade, a sua representação e a reflexão sobre as imagens produzidas, tem como objetivos: desenvolver a observação e acuidade perceptiva relativamente aos diferentes modos de desenhar; promover a destreza na manipulação de diferentes instrumentos e técnicas do desenho; criar condições para que o estudante assuma o ato de desenhar e projetar com saber, agilidade e segurança; desenvolver competências de entendimento, domínio e capacidade de seleção dos diferentes modos de desenhar em função dos objetivos delineados; conhecer, dominar e saber aplicar as terminologias básicas do desenho.
Metodologias de ensino e avaliação
O programa é constituído por módulos não estanques desenvolvidos através de exercícios práticos. Serão dadas sessões teóricas destinadas a apresentar os fundamentos teóricos dos exercícios práticos, os temas e exemplos. Privilegia-se o contacto entre o docente e o aluno, sujeitos comprometidos na interação de saberes e de expectativas, de questões e de respostas. A avaliação é contínua, implicando a presença sistemática dos alunos a todas as aulas e considera-se como limite para a obtenção de frequência pelo menos a participação a 70% das aulas dadas. O último momento de avaliação será a 29.junho.2021 O Exame de Recurso, destinado aos estudantes com nota negativa (inferior a 10 valores) ou para estudantes que pretendam fazer melhoria de nota, é constituído por exercícios práticos.
Bibliografia principal
Bowen, Ron (1992). Drawing masterclass. The Slade School of Fine Art. Boston, Toronto, London: Bulfinch Press Book. Edwards, Betty (1994). Aprender a dibujar cone el lado derecho del cérebro (Drawing on the right side of the brain). Barcelona: Urano. Gombrich, E. H. (1996). Art & Illusion, A study in the psychology of pictorial representation (18th edition). London: Phaidon Press Limited. Hale, Robert Beverly (1969). Drawing lessons from the great masters. New York: Watson-Guptil Publications. Hockney, David (2006). Secret Knowledge (New and Expanded Edition): Rediscovering the Lost Techniques of the Old Masters.Thames & Hudson. Nicolaides, Kimon (1969). The Natural way to Draw, Boston: Houghton Mifflin Company.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala