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Universidade Lusófona do Porto

Computação Multimédia e Interactividade

Apresentação

Esta unidade curricular pretende dotar os alunos de capacidades critica relativamente à qualidade e funcionalidade de produtos interativos. 

Introduzir conceitos e práticas de desenho e desenvolvimento de produtos interativos.  

Desenvolver competências para o desenho do ponto de vista do conceito, da estrutura, de produtos interativos com base em metodologias da interação humano-computador. 

Abordar a questão da acessibilidade através de diferentes plataformas e recorrendo a boas práticas de desenvolvimento. 

Dotar os alunos de noções básicas para a criação de páginas Web utilizando HTML e CSS.

Curso

Design de Comunicação (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP729-2590

Disciplinas complementares recomendadas

Design de Comunicação 

Design de Produtos Multimédia 

Design de Interação 

Design de Comunicação para Media Digitais 

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I. Introdução às metodologias e técnicas de desenho centrado no utilizador;

II. A interação humano-computador e o papel do designer;

III. Usabilidade;

IV. Introdução à construção de páginas HTML 

V. Introdução ao desenvolvimento de folhas de estilo CSS

Objetivos

Desenvolver competências de análise crítica e autocrítica de produtos interativos.

Identificar os métodos comuns no processo de desenho centrado no utilizador para o desenvolvimento de produtos interativos. 

Aplicar métodos de conceção e avaliação de produtos interativos

Identificar estratégias de conceção e de desenvolvimento para o aumento da acessibilidade de produtos interativos. 

Criar páginas Web através da utilização de HTML e CSS. 

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas têm carácter teórico-prático, sendo a exposição dos conteúdos programáticos feita oralmente pelo docente com recurso ocasional à projeção de elementos audiovisuais complementares e debate com os estudantes. São realizados diversos exercícios práticos para consolidação dos conhecimentos. 

 

A avaliação desta unidade curricular é contínua e terá em conta os seguintes parâmetros:

 

            40% Trabalho de Grupo;        

            15% Exercícios;

            45% Trabalho individual. 

 

A avaliação por exame (Recurso e épocas especiais) terá em conta os seguintes parâmetros:

 

            45% - Trabalho prático a ser comunicado através do Moodle;

            55% -  Teste teórico com exercício prático a ser desenvolvido na data agendada.  

 

Devido à sua natureza prática esta UC não prevê a realização de prova Oral. 

Bibliografia principal

Cooper, A., Reimann, R., Cronnin, D., Noessel, C., Csizmadi, J., & LeMoine, D. (2014). About Face (4th Editio). John Wiley & Sons. Inc.

Crumlish, C., & Malone, E. (2009). Designing Social Interfaces. Retrieved from http://www.designingsocialinterfaces.com/

Dix, A., Finlay, J., Abowd, G. D., & Beale, R. (2004). HUMAN-COMPUTER INTERACTION.

Duckett, J. (2011). HTML&CSS Design and Build Websites (First.). Indianopolis, Indiana: John Wiley & Sons. Inc.

Garrett, J. J. (2003). The elements of user experience.

Krug, S. (2006). Don't Make Me Think: A Common Sense Approach to Web Usability (2nd Edition). Berkeley: New Readers Publishing

Preece, J., Rogers, Y., & Sharp, H. (2015). Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction (Fourth). John Wiley & Sons, Ltd.

Tidwell, J. (2006). Designing Interfaces - Patterns for Effective Interaction Design. O¿Reilly Media, Inc . (p. 331).

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