Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Teoria do Cinema

Apresentação

Uma análise retrospetiva dos principais momentos históricos, correntes teóricas, movimentos estéticos, autores e filmes que compõem as histórias do cinema e as suas ideias. 

Curso

Comunicação Audiovisual e Multimédia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP728-10510

Disciplinas complementares recomendadas

História da Arte

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1-    Nomenclatura do cinema e impressão de realidade
2-    Arqueologia do cinema : Lumière e Méliès
3-    Imagem e movimento
4-    Percepção sonora
5-    A escola teórica francesa e o cinema soviético
6-    As visões do Expressinonismo Alemão : estética, história social e política 
7-    O cinema de Hollywood : a dimensão industrial e os grandes géneros
8-    A teoria realista: Sigmund Kracauer e André Bazin
9-    O neo-realismo : Roberto Rossellini e o cinema italiano
10-    Os Cineastas-Teóricos
11-    O Cinema Português : Manoel de Oliveira, António Reis/Margarida Cordeiro, Pedro Costa

Objetivos

Aquisição de conhecimentos sobre história, estética e teoria do cinema no contexto ocidental, de modo a o estudante poder desenvolver uma perspectiva fundamentada sobre as linguagens massificadas que usam a imagem em movimento e outras abordagens da mesma matéria. 

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas de carácter essencialmente teórico serão desenvolvidas com uma explanação de cada ponto do programa, apoiados na observação de filmes na aula e no exercício de análise e de redacção de textos criticos.

Bibliografia principal

GRILO, João Mário, As Lições de Cinema, Lisboa, Edições Colibri, 2008

BRESSON, Robert, Notes sur le Cinematographe, Paris, Gallimard, 2008

BAZIN, André, O que é o cinema?, Lisboa, Livros Horizonte, 1993      

MORIN, Edgar, Cinema ou o Homem Imaginário, Lisboa, Relógio d'Água, 1997

CASETTI, Francesco, Les Thérories du Cinéma depuis 1945, Paris, Editions Nathan/Armand Collin, 1999

AUMONT, Jacques, Les théories des Cinéastes, Paris, Editions Nathan/Armand Collin, 2008

MITRY, Jean, Esthétique et Psychologie du Cinéma, Paris, Les Éditions du Cerf, 2001

METZ, Christian, A significação no cinema, São Paulo, Editora Perspectiva, 1972

CHION, La voix au cinéma, Paris, Editions de l¿Étoile, 1982

 

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala