Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Operações de Câmara e Vídeo

Apresentação

Unidade curricular com o objetivo de desenvolver trabalhos práticos ao longo do semestre do 1º Ciclo, com o intuito de adquirir conhecimento e familiaridade com o manuseamento de câmaras, microfones, iluminação, etc, atividades essas, essenciais para completar todos os possíveis trabalhos práticos que poderão surgir nos semestres seguintes.

Além do manuseamento, quer-se também, que os estudantes compreendam a imagem digital e todas as componentes que a interligam ao nosso mundo, compreendendo, a exposição da imagem, domínio do balanceamento de brancos, e no que toca a áudio, terem as bases para a captura do mesmo, com diferentes tipos de microfones, apresentados anteriormente aos estudantes.

Curso

Comunicação Audiovisual e Multimédia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP728-10507

Disciplinas complementares recomendadas

Teoria do Cinema

 

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Compreender o mundo audiovisual, começando pela terminologia técnica da captura de imagem, e da captura de som, com câmaras profissionais.

Trabalho em equipa, recriando um ambiente de filmagem para diferentes contextos que possam vir a ser apresentados no futuro do curso.

Utilização e incentivo ao uso das diferentes escalas de planos, composição de imagem e movimentos de câmara, em função dos diferentes estilos narrativos.

Objetivos

Dominar todos os conceitos principais e fundamentais, acoplando também toda a sua terminologia, do mundo audiovisual.

Aprender e obter conhecimento sólido do manuseamento do material disponível do Departamento Audiovisual e Multimédia, assim como, avaliação imediata da imagem em tempo real. Dominar planos e movimentos de câmara que possam ser utilizados em ficção, documentário, curtas-metragens, e trabalhos de vídeo de outras unidades curriculares.

 

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas têm teor prático, sendo que serão todas presenciais.

Todos os exercícios e exemplos serão dados em aula antes do início dos mesmos.

A avaliação será continua e sem prova final, onde os estudantes são avaliados em 6 exercícios ao longo do semestre. Exercícios esses que serão submetidos no moodle e avaliados pela mesma plataforma.

A participação terá um peso de 20% da nota total da Unidade Curricular. Exercícios a realizar:

 

Exercício 1 - 10%

Exercício 2 - 15%

Exercício 3 - 15%

Exercício 4 - 15%

Exercício 5 - 15%

Projeto final - 30%

Participação e interesse 20% + Exercícios 80%

 

No caso da Unidade Curricular não ser concluída pela avaliação contínua, haverá o exame de recurso, em que será contemplado um exercício prático com a cotação de 20 valores.

Bibliografia principal

MORIN (Edgar): O Cinema ou o Homem Imaginário - Tradução: António Pedro Vasconcelos - Moraes Editores, 2a edição, Lisboa, 1980. Original: Le Cinema ou L Homme Imaginaire - Editions de Minuit, 1958

 

MORIN (Edgar): As Estrelas de Cinema - Tradução: Salvato Teles de Menezes e António Durão - Livros Horizonte, 1980. Original: Les Stars - Editions du Seuil, 1972

 

MOSCARIELLO (Ângelo): Como Ver Um Filme - Tradução: Conceição Jardim e Eduardo Nogueira - Editorial Presença, Lda., Lisboa, 1985. Original: Como Si Guarda un Film - Giuz, laterza & Figli Spa

 

NAZARETH (Adriano): 30 Anos de Televisão - Queiroz Neves & Ca. Lda., 1988

 

Antero, J. (2009). Operações de Câmara. Lisboa: Edições Lusófonas.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Ana Pereira

Quarta-feira

Departamento Audiovisual e Multimédia