Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Introdução ao Design

Apresentação

A unidade curricular de Introdução ao Design prepara o estudante para as unidades curriculares de design subsequentes. Metodologia de trabalho, processos criativos em design e conceitos de forma, linha, textura, equilíbrio e cor, são fundamentais para a formação base do estudante.

Curso

Comunicação Audiovisual e Multimédia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 7

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP728-1141

Disciplinas complementares recomendadas

Imagem Digital

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

  1. Metodologia do Design de Comunicação (Design Thinking)
  2. Ponto, linha, forma, função, composição, equilíbrio, harmonia.
  3. Módulo/Padrão
  4. Comunicação Visual
  5. A cor: Teoria e prática: Preto, branco, cor (Pantone, Quadricromia, RGB)
  6. Identidade visual de uma marca: Teoria e prática: marca, símbolo, logótipo.
  7. Tipografia: Forma, função, escala, legibilidade, contraste.

Conteúdos de ensino à distância: Tutoriais e apoio em video-conferência e/ou em comunicação assíncrona.

Objetivos

Esta UC tem como objetivo principal desenvolver a capacidade de organizar os elementos que estruturam o discurso bidimensional. Neste sentido trabalham-se os conceitos basilares das formas e dos espaços (estrutura, escala, cor, interação, modulação, movimento, tensão). Procura-se, paralelamente, desenvolver a curiosidade, a imaginação e o espírito crítico por via de uma abordagem sistematizada das diversas noções metodológicas (processos de investigação e de experimentação), recorrendo-se às diversas formas de representação e apresentação (desenho, maqueta). A transmissão e apreensão dos diferentes conteúdos são efectuadas em momentos teóricos e aplicadas em exercícios práticos específicos. Projetos que permitam desenvolver e adquirir conhecimentos inerentes à forma/função e metodologia de projeto. As principais etapas de um processo de design: a definição do problema, a criação de ideias, a experimentação e a solução final.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas têm carácter teórico-prático, sendo a exposição dos conteúdos programáticos feita oralmente pelo docente com recurso ocasional à projeção de elementos audiovisuais complementares e debate com os estudantes. São realizados diversos exercícios práticos para consolidação dos conhecimentos.

A avaliação é contínua e consiste na resolução de exercícios propostos ao longo do semestre resultando numa avaliação de média final ponderada com um peso total de 18 Valores. Os restantes 2 valores destinam-se à avaliação da participação e trabalho em aula por parte dos estudantes. Os estudantes deverão frequentar obrigatoriamente a pelo menos 70% das aulas.

O Exame de Recurso, destinado aos estudantes com nota negativa (inferior a 10 valores) ou para estudantes que pretendam fazer melhoria de nota, consiste na realização de uma proposta de trabalho prática de complexidade semelhante ao trabalho desenvolvido durante a avaliação contínua, com um peso total de 20 valores.

Bibliografia principal

Airey, D. (2015). Logo Design Love: A Guide to Creating Iconic Brand Identities, New Riders. 2 ed. ISBN: 9780321660763
Dondis, D. (2007) Sintaxe da Linguagem Visual. Martins Fontes. ISBN: 9788533623828.
Heller, E. (2017). A Psicologia das Cores: Como as cores afetam a emoção e a razão. Editorial Gustavo Gil. ISBN: 9788565985079
Kandinsky, W. (2006). Ponto, Linha e Plano. Coleção Arte e Comunicação. Edições 70. ISBN: 9789724412856
Lupton, E. (2010). Thinking with Type: A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, & Students (2 ed.). New York: Princeton Architectural Press. ISBN: 9781568989693.
Lupton, E. (Ed.) (2014). Type on Screen: A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, & Students. New York: Princeton Architectural Press. ISBN: 9781616891701.
Lupton, E., & Philips, J. C. (2008). Graphic Design: The New Basics: Princeton Architectural Press. ISBN: 9781568987026.
McCloud, S. (1993). Understanding Comics: The invisible art. Harper. ISBN: 9780060976255.

Horário de Atendimento

-