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Universidade Lusófona do Porto

Introdução à Computação

Apresentação

O aluno deverá ter competências ao nível de:

  • Saber definir um algoritmo;
  • Apreender os principais conceitos de programação dinâmica;
  • Saber identificar os problemas típicos da programação imperativa
  • Selecionar e aplicar as estruturas de dados e os algoritmos mais apropriados para a implementação dos tipos abstratos de dados;
  • Modificar as implementações dos tipos abstratos de dados de forma a acomodar as particularidades dos problemas ou melhorar o desempenho computacional dos programas.
  • Conseguir usar uma linguagem de programação como o JAVA para implementar os algoritmos desenvolvidos

Curso

Comunicação Audiovisual e Multimédia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 7

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP728-2279

Disciplinas complementares recomendadas

Não Aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Introdução

  • Conceitos básicos dos sistemas digitais
  • Computador e sua contextualização
  • O computador e o sistema operativo

Estruturas de Dados Basicas
Conceitos elementares e algoritmia

  • Algoritmia e Modelação de Problemas
  • Representação e Notação Algorítmica
    • Representação gráfica
    • Representação textual
      • Português estruturado

Estruturas de Controlo
Tipos e Estruturas de Dados

  • Simples
  • Complexos
    • Vectores
    • Matrizes

introdução à linguagem de programação JAVA ou Python

  • Comunicação básica com o utilizador (Input e Output)
  • Subprogramas
  • Manipulação de ficheiros de texto
  • Estruturas de dados avançadas ( Arraylists )
  • Criação de classes em Java
  • Instanciação de classes

Algoritmos comuns

  • Aplicados a estruturas de dados linear
    • Ordenação e Pesquisa
    • Pilhas e Filas

Sempre que possível o uso da linguagem de programação JAVA ou Python para implementação dos algoritmos.

Objetivos

Pretende-se trabalhar no aluno a capacidade de compreender um problema, de desenhar a solução na forma de um Algoritmo e de compreender os aspetos relevantes para a sua tradução numa Linguagem de Programação.

Metodologias de ensino e avaliação

O ensino da disciplina tem por base aulas teórico-práticas e aulas práticas. As aulas teórico-práticas são constituídas, no seu essencial, por sessões expositivas, que servem para introduzir os conceitos fundamentais da disciplina associados a cada um dos tópicos da matéria. As aulas práticas baseiam-se na análise, desenho e implementação dos conceitos teóricos, com recurso aos computadores e software de desenvolvimento instalado.


Avaliação contínua:
- 50% avaliação teórica
- Participação das aulas 10%+40% avaliação prática (trabalhos práticos a realizar ao longo do
semestre)
(Nota mínima: 7 valores, a cada componente)
Exames:
- 50% avaliação teórica (1 exame e teste prático)
- 50% avaliação prática (avaliação e defesa do trabalho prático)
(Nota mínima: 7 valores, a cada componente)
NOTA: não são aceites trabalhos práticos entre épocas.

Bibliografia principal

  • António José Mendes, & Maria José Marcelino. (2003). Fundamentos de programação em JAVA (2nd ed,)
  • Grady Booch. (1993). Object-Oriented Analysis and Design with Applications (2nd ed.). Addison-Wesley Professional
  • John Lewis, Peter DePasquaIe, Joseph Chase. (2011). Java Foundations: Introduction to Program Design and Data Structures, (2nd ed.)

Horário de Atendimento

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