Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

História dos Meios de Comunicação

Apresentação

Estudo histórico e análise crítica do desenvolvimento dos meios de comunicação social no Ociente até ao presente.

Curso

Comunicação Audiovisual e Multimédia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP728-1405

Disciplinas complementares recomendadas

Arte, cultura e comunicação

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Conceitos de comunicação e de medium.

As origens da comunicação.

O Iluminismo e a Idade Moderna. As academias e as sociedades científicas. O triunfo da Razão. A enciclopédia. O mecenato científico. Da Vinci.

Séculos XIX e inícios de XX: o jornalismo para as massas.

A Fotografia. De Niepce à comunicação publicitária. Conceitos de imagem.

O cinema e os irmãos Lumière. O filme como documentário.

A Banda Desenhada e o Cartoon.

O Cartaz: a arte e a propaganda.

As comunicações à distância.

A televisão. História e sistemas.

Do telefone ao telemóvel, entre a informação e o marketing.

A Internet (da técnica, à implicação social, política e económica)

Objetivos

A unidade curricular de História dos Meios de Comunicação tem como objetivos primordiais apresentar os mais significativos meios de comunicação, as suas utilizações profissionais e a forma como se foram enquadrando na nossa sociedade ao longo dos tempos. Pretende-se promover o espírito crítico, bem como capacidades de investigação e de argumentação dos alunos.

Metodologias de ensino e avaliação

Ao longo do semestre pretende-se recorrer a diversas metodologias: exposição teórica; análise de textos; vista a museu; projecção de filmes; e potenciação de trabalhos a realizar pelos alunos.

- A avaliação contínua requer 70% de presenças nas aulas.

- Participação (30%).

- Prova escrita de avaliação  (35%)

- Trabalho escrito de pesquisa (35%) Os alunos devem produzir um texto de análise sobre um dos temas apresentados nas aulas, relacionando-o com a matéria exposta no programa. Cada um dos trabalhos deverá ser original, ter 12 páginas no máximo (excluindo índices e bibliografia) e apresentar a respetiva bibliografia.

Exame: Os alunos devem produzir um texto de pesquisa sobre um dos temas apresentados nas aulas, relacionando-o com a matéria exposta no programa. Cada um dos trabalhos deverá ser original, ter 40 páginas no máximo (excluindo índices e bibliografia) e apresentar a respetiva bibliografia.

Bibliografia principal

Briggs, A. and P. Burke (2005). A Social History of the Media: from Gutenberg to the Internet. Cambridge e Malden: MA, Polity Press.

Cardoso, G. (2003). Internet. Lisboa: Quimera.

Curran, J. and J. Seaton (2003). Power Without Responsability: the Press, Broadcasting, and New Media in Britan. Londres e Nova Iorque: Routledge.

 Jeanneney, J.-N. (2003). Uma História da Comunicação Social. Lisboa, Terramar.

Levinson, Paul (1998). A Arma Suave. Lisboa: Editora Bizancio.

Quintero, Alejandro Pizarroso (1996). História da Imprensa: Lisboa, Planeta Editora.

Winston, B. (1998). Media Technology & Society: a History. Oxon e Nova Iorque: Routledge.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala