Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Edição e pós-produção Audiovisual e Multimédia

Apresentação

- Identificar as diferentes tipologias da montagem;

- Adquirir noção de ritmo, musicalidade, duração de plano e adequação formal da montagem ao sentido da narração;

- Identificar os elementos básicos comuns a cada um dos programas de montagem;

- Reconhecer processos, técnicas e mecanismos para o trabalho de pós-produção;

- Aplicar esses conhecimentos em exercícios ao longo do semestre;

Curso

Comunicação Audiovisual e Multimédia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 7

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP728-10513

Disciplinas complementares recomendadas

Operações de Camera e Vídeo

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Introdução: Apresentação da disciplina, exercícios e regras de avaliação;

Iníciação às bases da montagem;

Fundamentos técnicos esseciais ao processo de montagem;

Especialização técnica: aprendizagem da manipulação das ferramentas de edição digital;

Apresentação do software de edição e das principais funcionalidades;

Organização e workflow;

Correção de cor;

Chroma Key;

Máscaras e composição de vídeo;

Objetivos

- Apreender os recursos técnicos e artísticos no contexto da pós-produção;

- Saber planificar e definir projetos e métodos de trabalho no campo da montagem e pós-produção;

- Compreender a pós-produção de vídeo;

- Utilizar todos os conteudos aprendidos;

- Utilização do software de edição;

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas têm teor prático, sendo que a aula de apresentação de enunciado terá a componente teorica com a projeção de conhecimentos a adquirir para a realização dos mesmos. Todas as informações relativamente a cada exercício serão dadas e explicadas em aula.

A avaliação será contínua e consiste na resolução de 8 exercícios ao longo do semestre, exercícios esses entregues através da plataforma Moodle, resultando numa avaliação de média final com o valor total de 19 Valores. 

A participação terá um peso de 1 valor na nota final.

O estudante deverá frequentar obrigatoriamente pelo menos 70% das aulas.

Exercícios a realizar:

Montagem 10%
Correção de Cor 10%
Video-clip 10%
Magia 10%
Chroma-te 10%
Surrealismo 10%
Botão 15%
Edição de Curta Final 15%

 

No caso de não concluir a disciplina pela avaliação contínua, haverá o exame de recurso, em que será exercício prático, com a duração de 2h, com um peso de 20 valores.

Bibliografia principal

- Brinkmann, Ron, The Art and Science of digital compositing, Morgan Kaufmann series in computer graphics.

- Byrne, B. (2009) The Visual Effects Arsenal: VFX Solutions for the Independent Filmmaker, Burlington, Elsevier.

- Carvalho, Jorge (2003) Cinema e Tecnologia Pós-Produção e a Transformação da Imagem, Lisboa, Edições Universitárias Lusófonas.

- Dancyger, Ken (2002) The Technique of Film and Video Editing: History, Theory and Practice, Focal Press.

- Ganbar, Ron (2011) Nuke 101- Professional Compositing and Visual Effects, Peachpit Press, Berkeley.

- Luz, Filipe (2012) Tutoriais de pós-produção in http://movlab.ulusofona.pt/

- Mazzoleni, Arcangelo (2002) O ABC da linguagem cinematográfica, Edições cine-clube de Avança.

- Murch, Walter (995) In The Blink of NA Eye: A Perspective on Filme Editing, Los Angeles, Silman-James Press.

- Thompson, Roy (2007) Grammar of Edit, Focal Press.

- Wright, Steve (2002) Digital Compositing for Film and Video, Elsevier, Focal Press

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Ana Pereira

Quarta-feira

Departamento Audiovisual e Multimédia