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Universidade Lusófona do Porto

Economia da Cultura dos Media

Apresentação

Esta UC pretende orientar o aluno na realização de apresentações públicas do seu trabalho, do seu percurso artístico e profissional.

Curso

Comunicação Audiovisual e Multimédia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP728-16959

Disciplinas complementares recomendadas

NA

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

A cinematografia como fenómeno artístico e de comunicação.

O cinema como ¿ Espetáculo, Indústria, Arte: formação versus deformação.

Museus e seus conteúdos. Como interessar o espectador através da forma.

Exposição de arte contemporânea

Conceito

Selecção, apresentação e interpretação

Organização de exposições

Agentes, Artista(s), Director da instituição, Comissário, Produtor, Designer, Registar, Conservador, Técnicos de montagem, Técnico do sector educativo, Press-officer, Fotógrafo, Designer do espaço expositivo, Galerista, Coleccionador, Assistentes (artista, director da instituição, comissário, produtor)

 A figura do comissário: Comissário vs historiador / crítico, Trabalho em instituição ou independente.

Objetivos

A unidade curricular permitirá ao aluno conhecer o meio profissional nas áreas do cinema e das artes plásticas, os diversos agentes que constituem o sistema das artes e dota-lo de conhecimentos e ferramentas que permitam realizar candidaturas a apoios à criação, apresentação e divulgação do seu trabalho artístico. 

Pretende orientar o aluno na realização de apresentações públicas do seu trabalho, do seu percurso artístico e profissional.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas têm carácter teórico-prático, sendo a exposição dos conteúdos programáticos feita oralmente pelo docente com recurso ocasional à projeção de elementos audiovisuais complementares e debate com os estudantes.

São realizados diversos exercícios práticos para consolidação dos conhecimentos.

Avaliação:

- Contínua sem Prova Final - Consiste na resolução de exercícios propostos ao longo do semestre resultando numa avaliação de média final ponderada com valor total de 20 Valores.

O estudante deverá frequentar obrigatoriamente pelo menos 75% das aulas.

A avaliação contempla:

Participação e interesse nas aulas

Realização de investigação fora da aula, em bibliotecas, museus, galerias ou outros espaços.

Apresentação do trabalho de investigação

 

Divisão percentual da avaliação:

10% _ Participação e interesse

15% _ Desenvolvimento e acompanhamento dos trabalhos de investigação

35% _ Apresentação oral e visual do trabalho de investigação.

40% _ Trabalho de investigação.

Bibliografia principal

  • BLANCO,Ángela García ¿ LA EXPOSICIÓN un medio de comunicación. Madrid, Ed. Akal/Arte y Estética, 1999

    BOURRIAUD, Nicolas, -POSTPRODUCTION, Culture as screenplay: How Art Reprograms the World. New York, Luka & Sternberg, 2000

    KABAKOV, Ilya ¿ On the ¿Total¿ Installation. Germany, Ed. Cantz. 1995

    MELO, Alexandre -  Arte e Mercado em Portugal: Inquérito às Galerias e Uma Carreira de Artista. Lisboa, Ed. Observatório das Actividades Culturais, 1999

    IDEM -  O que é Arte. Lisboa, Difusão Cultural, 1994

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala