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Universidade Lusófona do Porto

Design de Produtos Multimédia

Apresentação

Esta unidade curricular pretende introduzir aos alunos conceitos e práticas de Design e desenvolvimento de produtos Multimédia e dotar os alunos de conhecimento sobre o desenho do ponto de vista do conceito, da estrutura e da comunicação visual, de produtos ou serviços multimédia com base em metodologias centradas no utilizador. Assim como dotá-los de conhecimentos básico para o desenvolvimento de páginas web. 

Curso

Comunicação Audiovisual e Multimédia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 7

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP728-2586

Disciplinas complementares recomendadas

Programação Web

Imagem Digital 

Introdução ao Design 

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

O que é a multimédia?

Interação/Interativo/Interatividade

Paradigmas de interação - perspectiva histórica

 

O que é o Human Computer Interaction (HCI)?

Metodologias de User Centered Design (UCD)

Técnicas de análise de utilizadores, Personas e Cenários

Técnicas de Prototipagem 

Técnicas de Avaliação (utilizadores e peritos)

 

O que é a interface?

Elementos da interface

A grelha

Organização da informação

Tipografia

 

Objetivos

Com esta unidade curricular pretende-se desenvolver as seguintes competências:

Compreender os paradigmas de interação no desenho de produtos multimédia;

Conhecer os processos e técnicas de desenho centrado no utilizador;

Ser capaz de formular questões em torno dos problemas de design apresentados;

Conhecer estratégias de pesquisa em design;

Selecionar e interpretar informação obtida através da pesquisas em design;

Aplicar técnicas de pesquisa e avaliação do processo de design com o objetivo de         responder aos problemas de design apresentados;

Conhecer os elementos que constituem o desenho da interface em diferentes meios;

Compreender a relação entre o desenho e o desenvolvimento de páginas Web.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino assenta num ciclo iterativo de construção do conhecimento tendo como inicio o método expositivo por parte do docente complementado por um apelo à participação dos estudantes através da realização de exercícios com objetivo de desenvolver competências de desenho e desenvolvimento de um produto multimédia.

A avaliação desta unidade curricular é contínua e terá em conta os seguintes parâmetros:

60% -Trabalho(s) prático(s) individuais; 

40% - Trabalho(s) prático (s)de grupo; 

 

A avaliação por exame (Recurso e épocas especiais) terá em conta os seguintes parâmetros:

Exame teórico: 55%;

Trabalho: 45%.

 

Bibliografia principal

Cooper, A., Reimann, R., Cronnin, D., Noessel, C., Csizmadi, J., & LeMoine, D. (2014). About Face (4th Editio). John Wiley & Sons. Inc.

Crumlish, C., & Malone, E. (2009). Designing Social Interfaces. (M. Treseler, Ed.). Sebastopol, CA: O¿Reilly Media, Inc.

Dix, A., Finlay, J., Abowd, G. D., & Beale, R. (2004). Human¿Computer Interaction (Third Edit). Pearson.

Garrett, J. J. (2011). The elements of user experience. (M. J. Nolan, Ed.) (Second). Berkley, California: New Riders.

Preece, J., Rogers, Y., & Sharp, H. (2015). Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction (Fourth). John Wiley & Sons, Ltd.

Tidwell, J. (2006). Designing Interfaces - Patterns for Effective Interaction Design.O¿Reilly Media, Inc .

Vinh, K. (2011). Ordering Disorder: Grid Principles for Web Design. (M. J. Nolan, Ed.). New Riders

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