Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Cultura Visual

Apresentação

Estudo antropológico, cultural, estético e político das formas e das imagens na história do Ocidente até ao presente.

Curso

Comunicação Audiovisual e Multimédia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP728-7243

Disciplinas complementares recomendadas

Teoria do Cinema 

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução: Apresentação da disciplina, projectos e regras de avaliação 1.1. Noções gerais de arte e cultura visual 1.2. Breve revisão histórica das culturas europeia e americana no século XX 1.3. Apresentação, análise e discussão das noções de modernidade e contemporaneidade 2. Cultura Visual 2.1. Aprofundamento das questões relacionadas com a noção de cultura 2.2. A cultura de origem e a diversidade cultural 2.3. A cultura e as imagens 2.4. Centralidades de irradiação cultural: A agonia da cultura artística europeia e o desenvolvimento da cultura visual americana 3. Arte Moderna e Contemporânea 3.1. Aprofundamento das questões relacionadas com a noção de arte 3.2. A modernidade e as vanguardas: a acção efémera e a ruptura com a tradição 3.3. A contemporaneidade: das neo-vanguardas ao pós-modernismo 3.4. A contemporaneidade e o devir 4. Comunicação Visual 4.1. A comunicação de massas e a comunicação visual 4.2. A sociedade da comunicação, pensamento contemporâneo e estética

Objetivos

Os alunos deverão adquirir noções fundamentais no campo da arte e da cultura, nomeadamente conhecimentos elementares sobre a modernidade e a contemporaneidade; saber estabelecer relações entre os contextos social, histórico e artístico; desenvolver um pensamento analítico e crítico sobre as manifestações culturais e artísticas, a nível local, regional, nacional e internacional.

Metodologias de ensino e avaliação

Ao longo do semestre pretende-se recorrer a diversas metodologias: exposição teórica; análise de imagens; projecção de filmes; e potenciação de trabalhos a realizar pelos alunos. - A avaliação contínua requer 75% de presenças nas aulas. - Participação (30%). - Prova escrita de avaliação (35%) - Trabalho escrito de pesquisa (35%) Os alunos devem produzir um texto de análise (crítica e expositiva) sobre um dos temas apresentados nas aulas, relacionando-o com a matéria exposta no programa. Cada um dos trabalhos deverá ser original, ter 12 páginas no máximo (excluindo índices e bibliografia) e apresentar a respetiva bibliografia. Exame: Os alunos devem produzir um texto de análise (crítica e expositiva) sobre um dos temas apresentados nas aulas, relacionando-o com a matéria exposta no programa. Cada um dos trabalhos deverá ser original, ter 40 páginas no máximo (excluindo índices e bibliografia) e apresentar a respetiva bibliografia

Bibliografia principal

BARTHES, Roland, A Câmara Clara, Lisboa, Edições 70, 1998

BAUDELAIRE, Charles, O Pintor da Vida Moderna, Lisboa, Vega, 2004

BENJAMIN, Walter, Rua de Sentido Único e Infância em Berlim por volta de 1900, Lisboa, Relógio d¿Água, 1992

DUCHAMP, Marcel, CABANNE, Pierre, O Engenheiro do Tempo Perdido, Lisboa, Assírio e Alvim, 1990

KRAUSS, Rosalind, O Fotográfico, Barcelona, Editorial Gustavo Gili, 2002

MORIN, Edgar, Cinema ou O Homem Imaginário, Lisboa, Relógio dÁgua, 1997

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala