Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Atelier de Produção Multimédia

Apresentação

Fornecer um conjunto de conhecimentos gerais sobre a arquitetura e os requisitos de desenvolvimento de software para sistemas móveis. Pretende-se trabalhar no aluno a capacidade de conceber projetos de software para sistemas móveis, com particular ênfase na programação em Android para dispositivos móveis. No futuro o aluno deverá ter competências da utilização de métodos, técnicas e ferramentas para projetarem e desenvolverem aplicações para sistemas móveis.

Curso

Comunicação Audiovisual e Multimédia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 8

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP728-5714

Disciplinas complementares recomendadas

Programação Web

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Definição e Caracterização dos Sistemas Móveis

2. Introdução ao SO Android

3. Componentes de uma Aplicação Android

4. Componentes de uma Interface gráfica

5. Gestão de dados

6. Tópicos Avançados Android

Aulas previamente agendadas serão lecionadas à distância, promovendo o aprofundamento da capacidade de trabalho autónomo dos estudantes.

Objetivos

No futuro o aluno deverá ter competências da utilização de métodos, técnicas e ferramentas para projetarem e desenvolverem aplicações para sistemas móveis, bem como, gestão de dados e tópicos avançados em Android.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas têm carácter teórico-prático, sendo a exposição dos conteúdos programáticos feita oralmente pelo docente com recurso ocasional à projeção de elementos audiovisuais complementares e debate com os estudantes. São realizados diversos exercícios práticos para consolidação dos conhecimentos.

 

Avaliação:

- Contínua sem Prova Final - Consiste na resolução de exercícios propostos ao longo do semestre resultando numa avaliação de média final ponderada com valor total de 20 Valores. O estudante deverá frequentar obrigatoriamente pelo menos 75% das aulas.

 

60% componente teórica ( realização de 2 frequências)

 

40% componente prática (elaboração de um trabalho prático, de um relatório e da sua apresentação)

 

Todos os elementos de avaliação têm como classificação mínima de 8 valores

Bibliografia principal

  • Queirós, R., Android: Introdução ao Desenvolvimento de Aplicações, FCA, 2013. ISBN: 978-972-722-796-9
  • Fling, B., Mobile Design and Development: Practical concepts and techniques for creating mobile sites and web apps, O'Reilly Media, 2009. ISBN:13: 978-0596155445
  • Hoober, S., and Berkman, E., Designing Mobile Interfaces (Second.), O'Reilly Media, 2012. ISBN-13: 978-1449394639
  • Lecheta, R., Google Android - 3a Edição: Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK, Novatec Editora, 2013. ISBN: 9788575223444
  • Neil, T., Mobile Design Pattern Gallery: UI Patterns for Smartphone Apps (Second.), O'Reilly Media, 2014. ISBN: 9781449368586

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Hugo Barbosa

Disponível mediante marcação

hugo.barbosa@ulp.pt