Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Atelier de Produção e Realização Audiovisual e Multimédia II

Apresentação

A UC pretende introduzir os estudantes às técnicas de video-mapping e à exploração de  superficies tridimensionais de projecção. Durante o semestre será dada uma abordagem estética e técnica deste meio e contextualização dos aplicações possíveis do video-mapping (instalações artísticas, acções de marketing/publicidade, espaço publico, etc..). Serão criados projectos onde serão exploradas de narrativas e criação de conteúdos audiovisuais adaptados a este meio.

Curso

Comunicação Audiovisual e Multimédia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 8

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP728-10511

Disciplinas complementares recomendadas

Desenho e Animação 2d 3d

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

História e referências video-mapping;
Linguagem e estética do video-mapping;
Projecção sobre superficies não regulares e tridimensionais;
Técnicas de video-mapping; Video-Projectores (características técnicas, resolução, lentes, ¿)
Software: Madmapper (Interface, surfaces, tipos de conteúdos, mascaras, wrapping, ¿);
Criação de conteúdos video e narrativas audiovisuais para video-mapping;
Fluxo de trabalho de um projecto video-mapping (pré-produção conteúdos, mapeamento, apresentação).

Conteúdos ensino a distância:
Nas sessões ensino à distancia os conteúdos seguirão a mesma linha programática.

Objetivos

Conhecimento de tecnologias de video projecção e as suas possibilidades;
Fomentar a autonomia e a exploração criativa de ferramentas digitais para a criação;
Desenvolver narrativas e conteúdos  audiovisuais para diferentes formatos e superficies; Capacidade de produção e implementação de um projecto de video-mapping;

Metodologias de ensino e avaliação

Ensino teórico-prático. 
Exposição ao longo do semestre dos conteúdos programáticos que são acompanhados por exercícios práticos.

Avaliação continua dividida em 3 parcelas:
1. Trabalho em Aula: 20%;
2. Projectos Intercalares: 40% (EX1 20% + EX2 20%)
3. Projecto Final: 40%

A avaliação dos Exercícios Práticos e Projecto Final engloba o desenvolvimento de um projecto e a apresentação oral e discussão em aula.

Os estudantes deverão frequentar um mínimo de 70% das aulas.

A realização de Exame de Recurso não está contemplada nesta Unidade Curricular por não ser compatível com a natureza específica da UC, tendo por sido definido em Conselho Científico que vigorará apenas o regime de avaliação contínua

Bibliografia principal

Bimber,  Oliver and Ramesh Raskar (2005). ¿Spatial Augmented Reality: Merging Real and Virtual Worlds¿
Maniello, Donatto (2014).  ¿AUGMENTED REALITY IN PUBLIC SPACES. Basic techniques for video mapping. Vol.I¿

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala