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Universidade Lusófona do Porto

Atelier de Produção e Realização Audiovisual e Multimédia I

Apresentação

O objetivo da Unidade Curricular é fornecer aos alunos conhecimentos e ferramentas de multimédia que lhes permitam criar e desenvolver com sucesso experiências interativas através da utilização de tecnologias emergentes como Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Vídeo/Imagem 360º e Scanning 3D. A Unidade Curricular terá uma forte componente prática através da utilização de equipamentos tecnológicos como base para o desenvolvimento de 4 Cases Studies aplicados ao mercado em indústrias como Imobiliário, Turismo, Entretenimento e Educação.

Curso

Comunicação Audiovisual e Multimédia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 8

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULP728-10508

Disciplinas complementares recomendadas

Licenciatura em Comunicação Audiovisual e Multimédia

Edição e pós-produção Audiovisual e Multimédia

Atelier de Produção Multimédia

Design de Produtos Multimédia

Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia

Modelação 3D

Gestão e Planeamento de Projetos Multimédia

Atelier de Produção Multimédia e Web

 

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Aulas Teóricas

  1. Módulo 1 - Realidade Virtual
    1. Introdução à Realidade Virtual
    2. Design e User Experience em Realidade Virtual
    3. Desenvolvimento do Módulo 3D
  2. Módulo 2 - Vídeo e Imagem 360º
    1. Introdução ao vídeo/imagem 360º
    2. Pipeline de pós-produção 360º
  3. Módulo 3 - Realidade Aumentada
    1. Basics
    2. Desenvolvimento de Aplicação de Realidade Aumentada
  4. Módulo 4 - Scanning 3D
    1. Conceito de Scanning 3D
    2. Aplicação prática da Reconstrução 3D

Aulas Práticas

Aplicação prática dos conceitos lecionados na execução de 4 projetos:

1. Realidade Virtual aplicada ao Imobiliário

2. Vídeo/imagem 360º

3. Realidade Aumentada aplicada ao Entretenimento

4. Scanning 3D aplicado ao Turismo

Objetivos

O objetivo da Unidade Curricular é fornecer aos alunos conhecimentos e ferramentas de multimédia que lhes permitam criar e desenvolver com sucesso experiências interativas através da utilização de tecnologias emergentes como Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Vídeo/Imagem 360º e Scanning 3D. A Unidade Curricular terá uma forte componente prática através da utilização de equipamentos tecnológicos como base para o desenvolvimento de 4 Cases Studies aplicados ao mercado em indústrias como Imobiliário, Turismo, Entretenimento e Educação.

Metodologias de ensino e avaliação

Unidade Curricular Teórico-Prática

Avaliação Contínua com 50% de Avaliação Teórica e 50% de Avaliação Prática

8 Aulas Teóricas - 48 Horas

5 Aulas Práticas - 20 Horas

1 Momento de Avaliação - 17 de Junho de 2020

1 Momento de Avaliação Prática - Entrega de Projeto a 03 de Julho de 2020

Bibliografia principal

  • [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)]
  • [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)

 

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