Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Atelier de Produção Audiovisual

Apresentação

Nesta Unidade Curricular o aluno desenvolverá competências nas várias vertentes da realização, e de produção com particular ênfase para a área de direção de atores, análise dramatúrgica e construção do discurso fílmico através da simbiose entre estruturas narrativas e composições visuais. No que concerne à direção de atores, trabalha-se os diversos estilos de direção no que toca a realização e ainda os processos e seleção de casting. Ao nível do trabalho sobre o argumento e o discurso, será dada particular atenção ao trabalho de decoupage, mise-en-scène e todas as operações associadas ao processo de visualização do argumento e posterior construção de uma composição discursiva.Esta unidade curricular contribui para o desenvolvimento da criação cinematográfica, na escolha do seu tema de projeto final o aluno deverá, à parte do tratamento das questões filmológicas, trabalhar conteúdos das ciências da arte em geral, onde inclui a análise de filmes, de géneros, de estilos e de autores.

Curso

Comunicação Audiovisual e Multimédia (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 8

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP728-5072

Disciplinas complementares recomendadas

História e Teoria da Fotografia

Sonoplastia

Edição e Pós-Produção Audiovisual e Multimédia

Escrita de Argumento 

Direcção Fotografia e Luminotecnia

Operação de Camera e Video

Cultura Visual 

História e Teoria do Cinema

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

As técnicas de captação de imagem para uma narrativa cinematográfica como as técnicas de cobertura de cenas para um filme de ficção. O significado e a simbologia dos diversos planos e movimentos de câmara a aplicar na curta-metragem transversal a diversas unidades curriculares.

1. A curta-metragem em processo: Análise de estudo de caso, em função das opções de planificação e realização associadas aos aspetos artísticos e técnicos preparatórios à rodagem.

2. Preparação da Rodagem: Análise dos aspetos-chave nos projetos das curtas-metragens em curso.

3. Preparação da Rodagem: Análise das planificações a apresentar pelas equipas de realização, e produção aos dossiers de trabalho das restantes especialidades artísticas intervenientes.

4. Preparação da Rodagem: Acompanhamento dos trabalhos prévios à rodagem.

5. Rodagem: Acompanhamento dos trabalhos durante o período de rodagens.

6. Montagem e Pós-Produção: Acompanhamento dos trabalhos em desenvolvimento.

Objetivos

O objetivo desta unidade curricular é acompanhar os alunos desde o surgimento de uma ideia até à sua transformação em narrativa cinematográfica. Aplicação prática de conceitos e metodologias intervenientes na produção de género ficcional integrando as diversas especialidades de criação cinematográfica e audiovisual no âmbito dos projetos das curtas-metragens finais da licenciatura.

A presente unidade curricular tem como principal objetivo fornecer aos alunos competências avançadas de gestão de projetos e programas em contexto de produção audiovisual e cinematográfica. Assim, a unidade curricular lida com diferentes tipos distintos de competências que se articulam em torno da noção de desenvolvimento e implementação de projetos, promovendo-se por esse meio uma formação que pretende assegurar a aptidão do aluno para lidar com as diferentes fases de conceptualização e produção e realização porque passa um produto audiovisual e cinematográfico ao longo da sua cadeia de valor.

Metodologias de ensino e avaliação

Sem possibilidade de exame, devido à forte componente de aprendizagem técnica em contexto de trabalho em equipa e na perspetiva de desenvolvimento de um projeto audiovisual inerente aos conteúdos programáticos da UC.

A importância de uma aprendizagem em processo de trabalho coletivo justifica um regime de avaliação específico sendo avaliado todas as etapas evolutivas do projeto e a interação técnica e criativa com as várias valências da produção audiovisual e multimédia. Avaliação contínua conforme ao resultado do trabalho desenvolvido pelo aluno na função desempenhada, de acordo com os critérios seguintes:

- Participação e Interesse e trabalho em aula (20%)

- Apresentações em aula e teor dos documentos de trabalho preparatório (20%)

- Prova Escrita ¿ Questões de Produção e Realização (20%)

- Relatório final de autoavaliação a apresentar individualmente (20%)

- Curta-Metragem Final (30%)

Presença em pelo menos 70% das aulas. A assiduidade não é avaliada

Bibliografia principal

HONTHANER, Eve Light (2010), The Complete Film Production Handbook, London: Focal Press

KATZ, Steven D. (1991) - Film Directing Shot by Shot: Visualizing from Concept to Screen. Studio City: Michael Wiese Productions / Focal Press, USA.

KATZ, Steven D. (2004) - Film Directing: Cinematic Motion, (2nd edition). Studio City: Michael Wiese Productions / Focal Press, USA.

LANCASTER, Kurt (2012) DSLR cinema

LUMET, Sidney (1996). Making Movies. Nova Iorque, First Vintage Books

LUMET, Sidney (1996). Making Movies. Nova Iorque, First Vintage Books

MAMET, David (1992). On Directing Film. Nova Iorque, Penguin Books

MARTIN, Marcel. (1993) A linguagem cinematográfica. Belo Horizonte: Editora Itatiaia

PROFERES, Nicholas T. (2005) ¿ Film Directing Fundamentals, (2nd edition). Focal Press, USA.

RABIGER, Michael (2007) - Directing: Film Techniques and Aesthetics, (4th Edition). Oxford: Focal Press, USA.

RYAN, Maureen (2010), Producer to Producer: A Step-By-Step Guide to Low Budgets Independent  

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Marco Ferreira

17.30 - 18.30 / Terça Feira

Gab. Audiovisual