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Universidade Lusófona do Porto

Licenciatura em Comunicação Aplicada

Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

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Apresentação do Curso

A Licenciatura em Comunicação Aplicada apresenta um plano formativo que permite ao estudante escolher a sua área de atuação no campo profissional. Este Curso proporciona aos estudantes uma formação integrada em Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, tendo como objetivo formar especialistas com competências para analisar, desenvolver e implementar estratégicas e políticas de comunicação para empresas e instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Esta licenciatura inclui um estágio curricular no segundo semestre do terceiro ano.

Razões para frequentar este curso

  • Curso com saídas profissionais diversificadas e forte aposta na empregabilidade.
  • Os conteúdos programáticos abrangem conhecimentos científicos e técnicos atuais e profundos, garantindo as competências que se exigem a todos os que pretendem trabalhar com sucesso nas áreas da Comunicação e nas áreas dominantes da Publicidade e Marketing.
  • Curso ativo na organização de projetos e no estabelecimento de parcerias que proporcionam experiências em contexto real de trabalho e promovem a integração profissional dos estudantes.
  • Corpo docente qualificado e com ampla experiência profissional nas áreas em que lecionam.
  • Formação especializada nas áreas da Publicidade, Marketing e Relações Públicas.
  • Organização de eventos - Congresso, Conferências, Colóquios - com a participação de figuras de relevo na área de estudos.

Despacho do curso

Despacho n.º 6470/2013, de 17 de maio, alterado pelo Despacho n.º 7936/2022 de 28 de junho

Estado de acreditação pela A3ES

Acreditado - Deliberação da A3ES

Data de publicação da decisão

27/05/2020

Registo

R/A-Cr 51/2013/AL01

Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

Licenciado |6 Semestres |180 ECTS

Direção do Curso

Prof. Doutora Paula Lobo

Secretariado

GISELA RIBEIRO

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:

11 História
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
18 Português

Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.

Requisitos de Graduação

Ter concluido um total de 180 ECTS

Objetivos

O Ciclo de estudos integra um conjunto de matérias de formação elementar teórica e prática que permitem ao futuro profissional atuar com rigor científico, atualização tecnológica e capacidade de gestão da comunicação no campo profissional das relações com os públicos internos e externos e na comunicação da identidade e imagens das marcas.
Pretende-se proporcionar aos estudantes competências alinhadas com as tendências atuais do mercado de trabalho e áreas profissionais emergentes, correspondendo às atuais necessidades e interesses das empresas.

Destinatários

Estudantes que concluíram o 12º ano de escolaridade e estão interessados em continuar os seus estudos na universidade e na área predominante da Comunicação Aplicada: Publicidade, Relações Públicas e Marketing;
Profissionais que reúnem as condições para ingresso no ensino superior e que pretendem adquirir conhecimentos e competências na área;
Estudantes que escolheram fazer cursos de nível 4 ou 5 e pretendem continuar os seus estudos nesta licenciatura.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

A Licenciatura em Comunicação Aplicada oferece uma aquisição integrada de conhecimentos, aptidões e competências na área da Comunicação e nas áreas predominantes ds Relações Públicas, da Publicidade e do Marketing.
Através de práticas de ensino centradas no estudante e nas suas necessidades futuras no mercado de trabalho, são promovidas análises e debates de fontes teóricas e de casos de sucesso, trabalhos de investigação e aulas práticas que integram as matérias das áreas da comunicação. Neste contexto, salienta-se a componente prática dos Atelier com aplicação de conhecimentos no terreno e as visitas de estudo com o objetivo de preparar os estudantes nas vertentes do saber e do saber-fazer como garantia do seu sucesso profissional. Destaca-se a organização de conferências, com convidados externos, que permitem uma permanente atualização das necessidades exigidas pelas atividades profissionais, através da troca de impressões e do feedback, essenciais para a melhoria das aprendizagens.
Um dos principais objetivos da Licenciatura em Comunicação Aplicada é a promoção de atividades extracurriculares que divulguem os trabalhos dos estudantes, através de serviços externos e de parcerias.
Os estudantes que frequentam este Curso podem escolher a sua área de atuação profissional na área da Comunicação Aplicada, desenvolvendo na sua formação académica um saber e um saber-fazer que, de uma forma equilibrada, lhes permita ingressar com sucesso no mundo do trabalho e na persecução dos estudos em ciclos de estudo seguintes.

Equipamentos e Instalações

A Universidade Lusófona do Porto disponibiliza uma variedade de recursos de apoio às aprendizagens, como salas de aula com equipamento multimédia, biblioteca, recursos TIC, equipamentos pedagógicos e científicos.

Estudos Futuros

A Licenciatura em Comunicação Aplicada assegura ao estudante uma formação sólida, caraterizada pela flexibilidade, diversidade e atualização que lhe permite, no futuro, frequentar pós-graduações e mestrados nas áreas de especialização Publicidade, Relações Públicas e Marketing.

Saídas Profissionais

O diplomado em Comunicação Aplicada poderá exercer a sua atividade profissional na implementação de estratégias e políticas de comunicação em empresas e instituições públicas, privadas e do terceiro setor.
A Licenciatura em Comunicação Aplicada assegura uma formação integrada nas áreas da Comunicação Aplicada permitindo ao diplomado uma atuação rigorosa na gestão da comunicação tanto nas relações sociais, como no campo profissional das relações com públicos internos e externos, produtos, serviços e marcas.
Esta licenciatura prepara os seus diplimados para profissões nas áreas de: Marketing, Relações Públicas, Publicidade e Assessoria de Comunicação.

Investigação

A Licenciatura em Comunicação Aplicada está integrada na Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias de Informação (FCAATI) da Universidade Lusófona do Porto e o CICANT (Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Culturas e Novas Tecnologias) é um centro de investigação que pertence ao grupo COFAC. Assim, caso o estudante pretenda ingressar em 2º e 3º ciclos de estudo poderá exercer atividades de investigação sempre em ligação com a sua Universidade.

Áreas Científicas

Jornalismo e reportagem | Marketing e publicidade

Ligações

Plano de Estudos

Despacho n.º 6470/2013, de 17 de maio, alterado pelo Despacho n.º 7936/2022 de 28 de junho
1.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Fundamentos do Marketing1º Semestre6
História dos Meios de Comunicação1º Semestre7
Metodologias de Investigação1º Semestre5
Técnicas de Expressão Escrita1º Semestre6
Teoria da Publicidade1º Semestre6
Design de Comunicação e Multimédia2º Semestre7
Metodologias de Análise do Texto e do Discurso2º Semestre6
Sociologia dos Media e da Opinião Pública2º Semestre5
Teoria das Relações Públicas2º Semestre6
Teorias e Modelos da Comunicação2º Semestre6
2.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Assessoria de Comunicação1º Semestre6
Cultura Visual1º Semestre6
Direito da Comunicação e da Informação1º Semestre6
Gestão e Organização de Eventos1º Semestre6
Marketing Estratégico1º Semestre6
Comportamento do Consumidor2º Semestre6
Ética e Responsabilidade dos Media2º Semestre6
Marketing Operacional2º Semestre6
Processos Criativos2º Semestre6
Semiótica da Publicidade2º Semestre6
3.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Comunicação Organizacional1º Semestre6
Comunicação para a Mudança Social1º Semestre6
Comunicação Política1º Semestre6
Marketing Digital1º Semestre6
Produção de Conteúdos para os Media Digitais1º Semestre6
Atelier de Marketing2º Semestre6
Atelier de Publicidade2º Semestre6
Atelier de Relações Públicas2º Semestre6
Estágio / Projeto2º Semestre12

Corpo Docente

Lista de Professores do Curso, Habilitações e Regime de Tempo
DocenteHabilitações AcadémicasRegime
Alexandra Maria Gomes Costa Morais FigueiraDoutoramentoTempo Parcial
Ana Augusta Mestre TeixeiraMestradoTempo Parcial
Ana Filipa Silva PereiraMestradoTempo Parcial
Carla Preciosa Braga CerqueiraDoutoramentoTempo Integral
Joana Simões Do Carmo DiasDoutoramentoTempo Parcial
Lara Marisa Gonçalves Dos Santos DoutoramentoTempo Parcial
Maria Claudia Coelho MonteiroLicenciaturaTempo Parcial
Maria De Lurdes De Sousa MacedoDoutoramentoTempo Integral
Maria José Moutinho FerreiraDoutoramentoTempo Integral
Paula Alexandra Lobo Martins RamalhãoDoutoramentoTempo Parcial
Rui Alberto Mateus PereiraDoutoramentoTempo Integral

Valores

2022/23
Acesso 180 €
Estudantes Internacionais 260 €
Estudantes Internacionais 260 €
Mudança de curso 80 €
Reingresso 80 €
Titulares de curso superior 180 €
2022/23
Inscrição260 €
Seguro Escolar40 €
Matrícula250 €
2022/23
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 344,4 €
Valor por ECTS 11,48 €

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona do Porto para o presente ano letivo