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Universidade Lusófona do Porto

Sistemas Digitais

Apresentação

Esta disciplina identifica com clareza os princípios teóricos fundamentais dos sistemas digitais, permite
que o aluno
a) domine as técnicas formais de especificação e representação de circuitos digitais combinatórios e
sequenciais, e
b) fornece ao aluno o domínio das metodologias de utilização de circuitos digitais e o conhecimento dos
tipos mais comuns de circuitos utilizados na realização dos blocos funcionais dos computadores

Curso

Ciências de Engenharia Aeroespacial

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP1393-7

Disciplinas complementares recomendadas

Matemática - Teoria dos conjuntos

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

SISTEMAS DE NUMERAÇÃO

  • Métodos de sistema de numeração
  • Métodos das divisões sucessivas
  • Métodos das Multiplicações sucessivas
  • Aritmética (Soma, Subtracção)

ÁLGEBRA DE BOOLE

  • Propriedades e operações fundamentais
  • Teoremas de Morgan
  • Portas Lógicas
  • Suficiência de porta Nor e And

CIRCUITOS COMBINATÓRIOS

  • Mapas de Karnaught
  • Técnicas de Bridging
  • Somadores e Comparadores
  • Multiplexores
  • Representação de Funções com Multiplexores
  • Portas Tri-State
  • Descodificadores
  • Codificadores

CIRCUITOS SEQUENCIAIS

  • Latches e Flip-Flops
  • Latch Estático
  • Latch Set
  • Latch Set-Reset Enable
  • Latch Tipo D
  • Flip-Flops Master-Slave
  • Flip-Flop Tipo SR, D, JK e T
  • Flip-Flops Edge Triggered
  • Contadores
  • Contador em Anel
  • Contador Síncrono em Módulo 2n
  • Leitura de Mapas de Karnaught com variáveis inseridas
  • Registos
  • Shift-Registers

PROJETO DE MÁQUINAS DE ESTADO

  • Máq. de Estado
  • Máq. de Moore e Mealy
  • Projeto de máq. de estado

DISPOSITIVOS DE MEMÓRIA

  • RAM
  • ROM
  • PAL
  • FPGA

Objetivos

A disciplina de Sistemas Digitais tem como objectivo primordial disponibilizar ao aluno o conhecimento e
os métodos essenciais à análise e projecto físico de computadores, com uma ênfase nos seus blocos
funcionais que se baseiam em circuitos electrónicos digitais. Pretende-se preparar o aluno para a
realização da síntese, minimização e implementação dos circuitos lógicos combinatórios e sequenciais
que são utilizados nos subsistemas digitais.

Metodologias de ensino e avaliação

O ensino da disciplina tem por base aulas teórico-práticas e aulas práticas. As aulas teórico-práticas são
constituídas, no seu essencial, por sessões expositivas, que servem para introduzir os conceitos
fundamentais da disciplina associados a cada um dos tópicos da matéria. As aulas práticas baseiam-se
na análise, desenho e implementação dos conceitos teóricos, com recurso aos computadores e software
de desenvolvimento instalado.
A avaliação final será do tipo continua, obtida através de um trabalho, um exame escrito
(onde serão desenvolvidos alguns conceitos teórico-práticos) e pela participação/assiduidade nas aulas.
Ponderação: Teste teórico de prova final (40%) + Trabalhos Práticos (40%) + Assiduidade/participação
nas Aulas (20%).
A avaliação na Época de Recurso tem apenas em consideração o exame.

Bibliografia principal

  • Rodrigues, Victor Pimenta; Araújo, Mário Seia de - Projecto de Sistemas Digitais. Presença
  • Padilla, A. J. G., 1993, Sistemas Digitais, McGraw-Hill de Portugal.
  • Baptista, C. P., 2002, Fundamental dos Sistemas Digitais, FCA, Editora de Informática.
  • Marcovitz, A. B., 2004, Introduction to Logic Design, McGraw-Hill, 2nd Ed..
  • Kaplan, D. M., White, C. G., 2003, Hands-On Electronics: A Practical Introduction to Analog and Digital Circuits, Cambridge University Press.
     

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

José Carlos Lobinho Gomesj

Sexta 12:30 - 13:30