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Universidade Lusófona do Porto

Seminário I

Apresentação

O programa da Unidade Curricular centra-se na abordagem do desenvolvimento, conceção, fabrico, teste, operação e manutenção de aeronaves, tripuladas ou não, veículos espaciais e satélites.

São apresentadas as múltiplas inovações tecnológicas de cariz espacial ou astronáutico no âmbito dos sistemas aeronáuticos atualmente em desenvolvimento, principalmente, nos domínios das telecomunicações, equipamentos de fabricação e manutenção, instrumentação e sistemas de controlo de voo.

O programa da disciplina contempla o desenvolvimento de competências de expressão oral e escrita que facilitem a comunicação de conclusões e os raciocínios de uma forma clara e sem ambiguidades.

Curso

Ciências de Engenharia Aeroespacial

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP1393-964

Disciplinas complementares recomendadas

Unidade Curricular de introdução às Ciências da Engenharia Aeroespacial

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

  1. [Reguladores Aeronáuticos]
  2. [Aeronave]
  3. [Fabricação e Manutenção de Aeronaves]
  4. [Instrumentos e Sistemas de Aeronaves]
  5. [Projeto de Aeronaves]
  6. [Exploração Espacial]

Objetivos

Dotar os estudantes de conhecimentos e capacidades multidisciplinares de análise crítica da panorâmica geral das ciências da Engenharia Aeroespacial sob os pontos de vista tecnológico, operacional e histórico.

Metodologias de ensino e avaliação

A estrutura das aulas é dividida em aulas teóricas, utilizando o método expositivo e interativo, ou, apresentação de assuntos por audiovisuais, e aulas práticas e laboratoriais, onde os alunos são confrontados com problemas, a realizar individualmente ou em grupo, com a ajuda do professor, onde poderão aplicar os conhecimentos adquiridos.

A relação aluno/docente torna-se bastante mais favorável nestas aulas uma vez que se encontram reunidas as condições adequadas para uma maior participação em aula, restituindo a iniciativa ao aluno no processo educativo da sua própria formação.

O método de avaliação é semestral, de incidência contínua ou por exame final, de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da ULP. O método de avaliação contínua inclui: um trabalho escrito individual (30% da classificação); apresentação do trabalho (15% da classificação); um teste de avaliação (55% da classificação).

Bibliografia principal

  • EASA PART 21

  • EASA PART 145

  • EASA PART CAMO

  • Aviation Maintenance Management Kinnisson H.A., , McGraw-Hil

  • Raymer, D. P., Aircraft Design: A Conceptual Approach - 4rd edition, AIAA Education Series, 2006

  • Stinton, D., The Design of the Aeroplane, Blackwell Science, 1983

  • R.P.G. Collinson, Introduction to Avionics Systems, 3rd Edition, Springer, 2011.

 

Horário de Atendimento

A combinar entre o docente e o aluno