Seminário I
Apresentação
O programa da UC centra-se na abordagem do desenvolvimento, concepção, fabrico, teste, operação e manutenção de aeronaves, tripuladas ou não, de foguetes, veículos espaciais e satélites. São apresentadas as múltiplas inovações tecnológicas de cariz espacial ou astronáutico no âmbito dos sistemas aeronáuticos actualmente em desenvolvimento, principalmente, nos domínios das telecomunicações, navegação, orientação, instrumentação e sistemas de controlo de voo. Os temas abordados dão origem a trabalhos de pesquisa, previamente acordadas entre os alunos e o professor responsável, na área dos: veículos de asa rotativa, jactos de descolagem ou aterragem vertical; aeronaves robotizadas; mísseis; lançadores de satélites; e, veículos espaciais. O programa da disciplina contempla o desenvolvimento de competências de expressão oral e escrita que facilitem a comunicação de conclusões e os raciocínios, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades
Curso
Ciências de Engenharia Aeroespacial
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULP1393-964
Disciplinas complementares recomendadas
Unidade Curricular de introdução às Ciências da Engenharia Aeroespacial
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Objetivos
Dotar os estudantes de conhecimentos e capacidades multidisciplinares de análise crítica da panorâmica geral das ciências da Engenharia Aeroespacial sob os pontos de vista tecnológico, operacional e histórico
Metodologias de ensino e avaliação
A estrutura das aulas é dividida em aulas teóricas, utilizando o método expositivo e interativo, ou, apresentação de assuntos por audiovisuais, e aulas práticas e laboratoriais, onde os alunos são confrontados com problemas, a realizar individualmente ou em grupo, com a ajuda do professor, onde poderão aplicar os conhecimentos adquiridos. A relação aluno/docente torna-se bastante mais favorável nestas aulas uma vez que se encontram reunidas as condições adequadas para uma maior participação em aula, restituindo a iniciativa ao aluno no processo educativo da sua própria formação. O método de avaliação é semestral, de incidência contínua ou por exame final, de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da ULP. O método de avaliação contínua inclui: um trabalho escrito em grupo (30% da classificação); apresentação do trabalho (20% da classificação); participação nas aulas e realização dos vários desafios propostos nas aulas (30% da classificação); produção de um poster.
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala